Nico Hülkenberg chegou a bater na trave de pilotar pela Mercedes na Fórmula 1 há mais de uma década. Quem conta a história é Ross Brawn, que revelou que a equipe quase contratou o alemão no lugar de Lewis Hamilton.
A equipe baseada em Brackley estava se preparando sua quarta temporada na categoria e sem Michael Schumacher, que optou por uma segunda aposentadoria ao final da temporada 2012.
Com Nico Rosberg garantido por mais um campeonato, o time ficou encarregado, então, de escolher o substituto para o segundo assento.
Na época, Niki Lauda queria atrair o britânico da McLaren, mas Brawn buscou alternativas. Hülkenberg correu em 2012 com a Force India, terminando nos pontos em 11 etapas de 20 do calendário, tornando-se uma opção.

“Quando eu estava na Mercedes, quase contratamos o Nico porque não sabíamos qual seria a situação do Lewis para 2013. Estávamos com dificuldades para fechar o acordo [com Hamilton] e o Nico estava de prontidão. Ele se comportou de maneira muito madura durante as negociações”, falou ao site da F1.
“Deixei a situação o mais transparente possível, dizendo que havia uma chance [de um acordo com a Mercedes], mas que tudo dependia da decisão final do Lewis. Quando o Lewis assinou conosco, conseguimos resolver as coisas com o Nico e não pudemos prosseguir com a contratação. Mas eu estava bastante ansioso para trabalhar com ele, porque acho que ele é um ótimo piloto”, completou.
