F1: Bortoleto vai ao Q3 e larga em sétimo no GP da Itália

Gabriel Bortoleto conseguiu mais uma vez avançar ao Q3 na temporada 2025 da Fórmula 1. Na classificação do GP da Itália deste sábado (6), o brasileiro fez o oitavo tempo da atividade, entretanto, com uma punição de Lewis Hamilton, vai largar em sétimo.

Para a tomada de tempos em Monza, o clima seguia a tendência das últimas atividades: bastante calor e muito sol. O termômetro marcava 25C enquanto o asfalto chegava a quentes 42C.

Q1 liberado e Gabriel não perdeu tempo para deixar o pitlane para os 18 minutos de treino. Na última sessão de treino livre, o brasileiro terminou na sexta colocação da tabela.

Para a primeira saída, o titular da Sauber optou por usar o pneu macio. Então, em seu primeiro giro, anotou 1min20s349 e foi primeiro momentâneo, mas logo foi superado por Nico Hülkenberg.

Restando nove minutos para a bandeira quadriculada, o piloto do carro #5 estava voltando para a pista ocupando a 12ª colocação. Nesse momento, Nico Hülkenberg aparecia na sexta colocação.

Gabriel Bortoleto (BRA) Sauber C45.
Foto: XPB Images

Quando o brasileiro completou mais uma volta rápida, estando na ona de degola, conseguiu saltar para cima da tabela e aparecia na quinta colocação a 0s274 de George Russell, que era o mais rápido do momento, e 0s5 da área de corte.

Na bandeira quadriculada, Bortoleto ajudou Nico para dar vácuo para o companheiro e, no final, a dupla conseguiu passar para o Q2, com o brasileiro em sétimo e o alemão em 13º.

Após o início da segunda fase ter sido atrasado para que o traçado fosse limpo, o relógio começou a rodar. Os competidores teriam 15 minutos para anotar suas voltas e em um primeiro momento, Gabriel se manteve nos boxes.

Então, quando completou seu primeiro giro no Q2, o brasileiro se colocou na terceira colocação a 0s183 de Max Verstappen, o mais rápido. Inclusive, o primeiro setor da pista era do brasileiro.

A segunda parte da classificação em Monza estava chegando ao final e Gabriel se mantinha na quarta colocação. Pouco depois, nas últimas tentativas de volta, acabou empurrado para sexto, enquanto Nico era o 15º.

Iniciada a última fase da classificação e os competidores tinham os últimos dez minutos para definir o grid do GP da Itália. Quando o piloto do carro #5 fechou sua primeira volta, ficou no sexto posto a 0s476 de Verstappen, primeiro.

Bandeira quadriculada e Bortoleto encerrou a classificação em oitavo, mas como Lewis Hamilton perde cinco posições no grid, vai alinhar na sétima colocação em Monza.

O GP da Itália acontece no domingo, 7, com largada às 10h no horário de Brasília.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.