F1: Bortoleto termina em 11º corrida morna no GP do Azerbaijão

Gabriel Bortoleto completou o GP do Azerbaijão da Fórmula 1 na 12ª colocação, mas foi 11º após punição a Alexander Albon. Neste domingo (21), em uma corrida bastante morna em Baku, o competidor da Sauber conseguiu fazer ultrapassagens, mas terminou fora da zona de pontos.

Para a corrida, o tempo estava mais encoberto, com tempo ligeiramente mais fresco do que nos demais dias. O termômetro chegava a 21ºC com o asfalto batendo 27ºC.

Bortoleto alinhou na 13ª colocação do grid, saindo imediatamente atrás de Lewis Hamilton e dividindo fila com Lance Stroll. Para o início da disputa, o competidor optou pelo pneu duro.

Largada autorizada e o brasileiro conseguiu ganhar uma colocação, saltando para a 12ª colocação. Nisso, mais atrás, Oscar Piastri acabou se envolvendo em um acidente, passou reto na curva e bateu, provocando um safety-car.

Relargada autorizada com cinco voltas completadas. Gabriel aparecia na 12ª posição atrás de Fernando Alonso, mas o espanhol recebeu 5s de penalização por queima de largada.

Gabriel Bortoleto (BRA) Sauber.
Foto: XPB Images

No oitavo giro, então, o titular da Sauber deixou o bicampeão para trás e já vinha na trave da zona de pontos. O piloto estava a 1s4 de alcançar Isack Hadjar, o décimo colocado.

Com 19 voltas completadas na prova, Bortoleto vinha na décima colocação por conta da parada de Kimi Antonelli, que vinha na quarta colocação. Nisso, o brasileiro estava 2s3 atrás do francês da Racing Bulls.

A medida que os competidores iam aos boxes, Gabriel também ia subindo as posições e era oitavo – entre o primeiro e o nono colocado, ninguém havia feito pit-stop. Nesse momento, o piloto foi orientado a atacar os adversários à frente.

Pouco depois, de maneira esperada, Antonelli colocou lado a lado com Bortoleto e conseguiu ultrapassar o competidor, que caiu para o nono posto. Atrás, Liam Lawson e Charles Leclerc vinham em um bom embate.

Na 27ª volta, Gabriel foi aos boxes para fazer uma troca de pneu, calçando o composto médio – a parada durou 2s4. Quando retornou ao traçado, estava na 16ª colocação.

Com 18 voltas para a bandeira quadriculada, Bortoleto vinha na 14ª colocação a 0s5 de Esteban Ocon, o 13º. O brasileiro se aproximava do francês para consumar a ultrapassagem e, na sequência, teria de lidar com Nico Hülkenberg – vale ressaltar que a dupla ainda não havia ido aos boxes.

Não demorou para que o titular do carro #5 deixasse os competidores para trás, já aparecendo em 12º mais uma vez e estando a 1s8 para Stroll e 10s de Hadjar, para entrar na zona de pontuação.

E mais uma vez o brasileiro deixou mais um piloto para trás – o canadense da Aston Martin. A corrida havia completado 37 de suas 51 voltas, mas estava a 12s4 de Isack para tentar entrar na zona de pontos.

Na reta final da prova, Bortoleto cometeu um pequeno erro, o que permitiu com que Alexander Albon passasse o competidor. Mas o titular da Williams tem penalização a ser paga.

Encerrada a disputa em Azerbaijão, o brasileiro cruzou a linha de chegada na 12ª colocação, sem conseguir terminar na zona de pontos.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.