Gabriel Bortoleto teve uma corrida de altos e baixos no GP da Itália da Fórmula 1. Neste domingo (7), o piloto brasileiro teve de se recuperar de uma parada lenta e cruzou a linha de chegada em nono, mas uma punição a Kimi Antonelli o promoveu para oitavo.
Para a 16ª etapa da temporada, o piloto do carro #5 da equipe suíça conseguiu a sétima posição do pelotão. Com isso, alinhou ao lado de Fernando Alonso, que saiu em oitavo.
Luzes apagadas e largada autorizada em Monza. Bortoleto foi para fora da pista e cortou a primeira curva, mas conseguiu voltar para a pista sem problemas e sem tocar em nenhum piloto.
O brasileiro chegou a assumir o sexto posto, mas acabou superado por Alonso e, com isso, seguiu na sétima colocação. Entretanto, na abertura da segunda volta, conseguiu deixar o empresário para trás e tomou a sexta posição.

Gabriel vinha tentando ganhar terreno durante os primeiros giros no circuito italiano. Agora, tentou dar a investida em cima de George Russell, chegando a colocar ligeiramente o carro à frente, mas acabou com a porta fechada.
Na volta 5 de 53, Bortoleto vinha na sexta colocação a 1s do britânico da Mercedes. Enquanto isso, Lewis Hamilton era o novo sétimo colocado e estava a 0s607 atrás do brasileiro.
Então, no oitavo giro, o heptacampeão da Ferrari colocou lado a lado na reta principal e conseguiu consumar a ultrapassagem em cima de Gabriel. Nisso, Alonso começou também a caçada em cima do brasileiro.
No andamento da corrida, o competidor estava estabelecido em sétimo mantendo cerca de 0s7 de distância para Alonso, o oitavo, e a 2s7 de Hamilton, o sexto.
Na volta 21, então, Bortoleto foi chamado aos boxes e na sequência o Alonso veio atrás do competidor. Acontece que a parada do brasileiro foi lenta de 4s, calçou pneu duro, e acabou retornando para a pista apenas em 17º – entre o primeiro e o 14º ninguém havia parado.
Pouco depois voltar para o traçado, o brasileiro conseguiu deixar Liam Lawson para trás para tomar o 16º posto e começou a se aproximar do bicampeão espanhol da Aston Martin.
Então, na volta 25, Gabriel conseguiu subir para a 15ª colocação porque Alonso apresentou problemas e vinha lento na pista, precisando ir aos boxes para abandonar por problemas na suspensão.
Restando 23 voltas para a bandeira quadriculada em Monza, Bortoleto vinha ainda na 15ª colocação a 1s5 de Kimi Antonelli, que era o 14º. A parada lenta para o brasileiro dificultou as chances de conseguir pontos.
A medida que os pilotos iam parado, o titular da Sauber vinha subindo aos poucos no pelotão, já sendo o 12º e ainda estando 2s8 atrás do italiano da Mercedes.
Bandeira quadriculada e Gabriel Bortoleto cruzou a linha de chegada na nona colocação, mas uma punição a Antonelli o promoveu para oitavo, garantindo mais alguns pontos no campeonato e, assim, conseguiu passar Oliver Bearman na classificação de 2025.
