F1: Bortoleto sobe seis posições e termina em 13º GP do Catar

Gabriel Bortoleto fechou na 13ª colocação o GP do Catar da Fórmula 1. Neste domingo (30), escapando de problemas e aproveitando as confusões, viu a bandeira quadriculada no circuito de Lusail.

Na classificação, o brasileiro fez o 14º tempo após ter avançado ao Q2. Entretanto, carregando uma penalização do GP de Las Vegas, perdeu cinco colocações e alinhou apenas na última posição.

Ainda, algo bastante importante para esta prova no Catar: a Pirelli impôs que cada piloto poderia dar apenas 25 voltas por jogo de pneu, contando todas as sessões do final de semana.

Luzes apagadas em Lusail e Gabriel chegou a dar uma investida em cima de Lance Stroll, passou, levou o troco, se adiantou mais uma vez e, depois, canadense voltou para a posição.

Gabriel Bortoleto (BRA) Sauber.
Foto: XPB Images

Na sétima volta, então, uma grande reviravolta acontece na prova. Nico Hülkenberg escapou da pista e ficou preso na caixa de brita, enquanto Pierre Gasly furou o pneu e nisso, foi necessário um safety-car.

Na pista, Bortoleto conseguiu em definitivo deixar Stroll para trás e como a maioria esmagadora dos competidores, optou por ir aos boxes para a primeira parada. Quando voltou para o traçado, era 15º.

Corrida recomeçada na volta 11, Bortoleto estava na 15ª colocação a 0s5 de Lewis Hamilton, caçando o heptacampeão. Ambos estavam calçando o pneu médio.

Mais de 15 voltas se passaram e Gabriel se mantinha na 15ª colocação, tentando a perseguição em cima do heptacampeão, mas a  diferença entre ambos subiu consideravelmente, acima dos 2s.

Chegando na volta 33, então, o jogo e pneu do titular da Sauber chegou limite de 25 giros rodados. Com isso, se viu obrigado a fazer seu segundo pit-stop, retornando em 16º – dessa vez, calçou o pneu macio.

Depois, com mais paradas, o brasileiro voltou para a 15ª colocação e mais uma vez estava na caçada em cima de Lewis.

Com o encerramento da prova, Oliver Bearman abandonou e, com isso, Bortoleto ganhou uma posição e aparecia na 14ª posição a 7s de Hamilton – pouco depois, Isack Hadjar começou a cair e Gabriel era o 13º.

Bandeira quadriculada e Bortoleto recebeu a bandeira quadriculada na 13ª colocação, subindo seis postos e conseguindo deixar a complicada fase para trás.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.