Depois de bater na trave do top-10 no primeiro treino livre em Monza, Gabriel Bortoleto voltou à pista nesta sexta-feira (5) para o TL2 do GP da Itália de Fórmula 1. Na manhã, o brasileiro havia terminou em 11º, pouco mais de 1s atrás do líder Lewis Hamilton, da Ferrari. Já no início desta tarde, o piloto da Sauber manteve a consistência e fechou a segunda sessão em 12º.
O segundo treino teve início com a temperatura da pista alta em Monza, passando dos 40°C. Assim que os carros foram liberados, Gabriel Bortoleto entrou no traçado com pneus médios. O brasileiro fechou sua primeira volta em 1min21s683, posicionando-se entre os dez melhores nos primeiros dez minutos de atividade.
Aos 12 minutos, a bandeira vermelha foi acionada após o carro de Kimi Antonelli, da Mercedes, parar na pista. A sessão foi retomada alguns minutos depois, com Gabriel ainda utilizando o composto médio.

Em uma de suas voltas, o piloto chegou a sair da pista, mas sem causar danos ao carro. Logo em seguida, retornou aos boxes e voltou à pista na metade do treino, agora com pneus macios.
O brasileiro registrou 1min20s484, ficando a 0s606 do então líder Lando Norris, da McLaren, e subiu para a sexta colocação antes de retornar ao pitlane. Pouco depois, voltou à pista e baixou seu tempo para 1min20s475, encerrando a sequência antes de regressar novamente à garagem.
Nos 15 minutos finais, já de pneus médios, Gabriel realizou voltas de longa duração para avaliar o comportamento do carro. Ao término da sessão, ficou em 12º, praticamente repetindo seu desempenho do TL1.
