F1: Bortoleto recebeu apoio de Hamilton após erro em Silverstone, segundo Wheatley

Gabriel Bortoleto recebeu um gesto de apoio significativo de Lewis Hamilton, após abandonar precocemente o GP da Inglaterra de Fórmula 1. O jovem piloto da Sauber, que disputa sua temporada de estreia na categoria, rodou sozinho na terceira volta, após arriscar uma troca para pneus de pista seca ainda no início da prova.

Apesar do erro e da frustração evidente, Bortoleto demonstrou maturidade ao retornar imediatamente à garagem da equipe, onde permaneceu acompanhando toda a corrida de seu companheiro Nico Hulkenberg, que por sua vez, conquistou seu primeiro pódio da carreira na F1 ao terminar em P3.

Em meio ao turbilhão de emoções, o brasileiro de vinte anos foi surpreendido por palavras de incentivo de Hamilton. “Sinto pelo Gabriel, é fácil esquecer que esta é a primeira temporada dele na Fórmula 1, e Lewis teve algumas palavras gentis para tranquilizá-lo após a corrida”, afirmou Jonathan Wheatley, chefe da Sauber.

A postura de Bortoleto após o abandono foi amplamente elogiada. Além de comemorar o resultado de Hulkenberg pelo rádio da equipe e encontrá-lo no parque fechado para parabenizá-lo pessoalmente, o novato permaneceu ouvindo todas as comunicações da equipe, absorvendo informações e aprendizados em tempo real.

MONTREAL, QUEBEC - JUNE 12: Gabriel Bortoleto of Brazil and Stake F1 Team Kick Sauber and Nico Hulkenberg of Germany and Stake F1 Team Kick Sauber are interviewed during previews ahead of the F1 Grand Prix of Canada at Circuit Gilles-Villeneuve on June 12, 2025 in Montreal, Quebec. (Photo by Andy Hone/LAT Images)
Foto: Sauber/ LAT Images

“Gabriel tem uma ética de trabalho tremenda e grande capacidade de aprendizado”, destacou Wheatley. “Ele está sempre buscando informações, prestando atenção em tudo. Sentar ali e escutar as perguntas certas do Nico no rádio só vai torná-lo mais forte.”

O abandono em Silverstone quebrou a boa sequência de resultados de Bortoleto, que havia marcado seus primeiros pontos na F1 na etapa anterior, na Áustria, ao terminar em oitavo lugar, à frente, inclusive, de Hulkenberg. Mesmo sem pontuar dessa vez, seu comportamento resiliente e sua sede por evolução seguem chamando a atenção do paddock.

Com três corridas positivas recentes, a Sauber ocupa agora a sexta colocação no campeonato de construtores, apenas dezoito pontos atrás da Williams. Para Bortoleto, o revés em Silverstone foi apenas mais um passo em sua jornada de crescimento dentro da categoria.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.