Gabriel Bortoleto vai largar da 19ª colocação no GP do Catar da Fórmula 1. Neste sábado (29), o brasileiro anotou o 14º tempo na sessão, mas uma penalização o derrubou mais para trás.
Antes do início da classificação, Mariana Becker informou na transmissão da Band que a Sauber anunciou que o brasileiro sairia com uma asa traseira nova para a tomada de tempos.
Ainda, vale lembrar que Bortoleto precisaria pagar uma penalização carregada de Las Vegas pelo acidente com Lance Stroll, onde perderia cinco colocações no grid.

Com o início da sessão e os primeiros 18 minutos na regressiva, o titular da Sauber foi o quarto a ir para a pista, então, seria o quarto a anotar tempo – calçava o pneu macio.
Após completada a primeira volta cronometrada, Gabriel chegou a se colocar em primeiro, mas aos poucos foi sendo empurrado para baixo, aparecendo em nono a quase 1s do ponteiro com 12 minutos para o encerramento do Q1.
O brasileiro vinha na 15ª colocação, mas após ter feito mais um giro, o brasileiro saltou para o oitavo posto, enquanto Nico Hülkenberg vinha em 12º.
Bortoleto vinha próximo da zona de corte com 3 minutos para a bandeira quadriculada, em 14º. Os cinco nomes sendo cortados eram Liam Lawson, Yuki Tsunoda, Esteban Ocon, Lance Stroll e Franco Colapinto.
Bandeira quadriculada e Bortoleto conseguiu avançar para o Q2 com o 14º tempo da tabela, logo atrás de Hülkenberg, o 13º.
No início do Q2, então, o brasileiro anotou volta para se colocar na quarta colocação a pouco menos de 0s6 do ponteiro do momento, Oliver Bearman.
Com 6 minutos para a bandeira quadriculada, ambos pilotos da Sauber estavam na zona de corte, com Hülk em 12º e Bortoleto em 13º. O tempo para a dupla alcançar era o de Albon, e quando tentou melhor, subiu para 12º.
Com 2 minutos para o final, na zona de corte, Bortoleto foi aos boxes e saiu pouco depois para abrir sua última tentativa.
Última tentativa, Bortoleto fez o 14º tempo, mas com a penalização, vai largar da 19ª colocação e na última posição.
