Gabriel Bortoleto fechou em nono o último treino livre do GP da Hungria da Fórmula 1. Neste sábado (2), o piloto mostrou recuperação após a sexta-feira complicada e completou o tempo de 1min15s978.
Para esta última sessão antes da classificação, o calor reinava no circuito em Budapeste. O termômetro indicava 27ºC, enquanto o asfalto já chegava na casa de 47ºC e a umidade estava em 41%, sem chances de chuva.
O treino começou no Hungaroring, mas Bortoleto, assim como a grande parte do pelotão, optou por se manter nos boxes ainda nos primeiros minutos da sessão.
Mais de 13 minutos já haviam se passado no cronômetro e Gabriel ainda não havia sequer dado uma volta de instalação – a maioria esmagadora dos competidores também estavam parados. O único que havia feito um tempo foi Franco Colapinto com 1min18s006.

Pouco depois, foi a vez de Nico Hülkenberg, companheiro do brasileiro, a ir para a pista. O alemão completou seu giro rápido e se colocou na segunda colocação com uma marca 0s088 mais lenta que o argentino da Alpine.
Então, com quase 40 minutos restantes para o encerramento da sessão, Bortoleto enfim deixou os boxes. O titular da Sauber estava calçando o pneu macio nesse primeiro momento do treino.
Quando completou seu giro, o competidor do carro #5 se colocou na sétima colocação, à frente de Fernando Alonso, Colapinto e a dupla da Racing Bulls – os únicos que fizeram tempo até o momento. O brasileiro estava 0s552 atrás de Charles Leclerc, primeiro.
Já entrada na segunda metade do treino, Bortoleto fez uma volta voadora: o brasileiro se colocou em quinto com 1min16s258, 0s387 de Oscar Piastri, o novo líder do treino.
Com 18 minutos para a bandeira quadriculada, Gabriel estava na sexta colocação e parado nos boxes, assim como a maior parte do pelotão. Em forma de comparação, Hülkenberg vinha em 13º.
Em uma de suas últimas tentativas de volta rápida, então, o piloto conseguiu baixar mais um pouco seu tempo. Após ter caído para oitavo, se colocou em sexto com 1min15s978, 1s062 mais lento que Piastri, primeiro.
Bandeira quadriculada e Bortoleto encerrou o terceiro treino livre no Hungaroring na nona colocação, uma à frente de seu companheiro Hülkenberg.
A classificação do GP da Hungria acontece neste sábado, 2, às 11h no horário de Brasília.
