Gabriel Bortoleto começou o final de semana do GP de Abu Dhabi da Fórmula 1 na 7ª colocação. Na primeira sessão de treinos feita nesta sexta-feira (5), o brasileiro anotou o tempo de 1min24s742 para ficar dentro do top-10.
Para esta abertura de atividades em Yas Marina, apesar de céu encoberto, o tempo estava quente. O termômetro estava em 27ºC, enquanto o asfalto já chegava na casa de 34ºC e a umidade do ar estava em 44%.
Cronômetro disparado e iniciado o primeiro treino do GP de Abu Dhabi da F1. Para a sessão, nove rookies estariam na pista, com a Sauber, junto com a Mercedes, sendo uma das únicas equipes a manter seus dois titulares.
Após as primeiras voltas completadas no circuito, Bortoleto vinha na décima colocação da tabela de tempos a 0s979 de Lando Norris, o primeiro. O brasileiro usava o pneu duro neste primeiro momento.

Com o andamento do TL1 em Abu Dhabi, o competidor chegou a despencar para a 17ª colocação, mas logo tratou de melhorar sua marca e agora vinha em 11º com pouco mais de 40 minutos para a bandeira quadriculada.
Ainda usando o composto mais duro do final de semana, o competidor saltou para a primeira colocação ao anotar 1min25s398, mas logo depois acabou superado por Isack Hadjar. Neste momento, o piloto foi aos boxes.
Quando retornou para o traçado, usava os pneus vermelhos, macios. Nisso, anotou 1min24s742 e aparecia na sétima colocação, retornando na sequência à garagem da Sauber.
Bandeira quadriculada e Bortoleto começou o final de semana com o pé direito o GP de Abu Dhabi da F1. O brasileiro encerrou a primeira sessão da programação na sétima posição, a menos de 0s1 de Nico Hülkenberg, o quinto.
