Gabriel Bortoleto se colocou na 19ª colocação do primeiro treino livre do final de semana do GP da Hungria da Fórmula 1. Na sessão de abertura dessa sexta-feira (1), fez a marca de 1min17s652 em um treino marcado por problemas no final.
Relógio disparado em Budapeste e pilotos liberados para andar no circuito. E logo nos primeiros momentos, Bortoleto já deixou os boxes – no outro lado da garagem da Sauber, Paul Aron é quem está andando no lugar de Nico Hülkenberg.
Após das seus primeiros giros mais de instalação em Hungaroring, o titular da equipe suíça fez o primeiro giro cronometrado. Nisso, se colocou na 14ª colocação calçando o pneu médio e estando 1s8 atrás de Lando Norris, o mais rápido.
O início da sessão do brasileiro da Sauber vinha mais discreto, aparecendo mais no fundo do pelotão. Com dez minutos rodados, ainda com pneu amarelo, o competidor vinha na 16ª posição um posto à frente de Felipe Drugovich, que substituiu Fernando Alonso no TL1, com o tempo de 1min20s143.

06.07.2025. Formula 1 World Championship, Rd 12, British Grand Prix, Silverstone, England, Race Day.
– www.xpbimages.com, EMail: [email protected] © Copyright: Charniaux / XPB Images
Depois, no replay da transmissão, mostrou que Bortoleto acabou tendo um pequeno momento ao ter passado um pouco por fora dos limites de pista, mas controlou o carro e mais nada sofreu.
Bortoleto começava a melhorar mais suas marcas. Agora, com quase 20 minutos de relógio já rodado em Budapeste, o piloto do carro #5 vinha na 14ª colocação, à frente de Aron, e a 1s398 de Norris, que seguia como o mais rápido da sessão.
Com quase da metade da sessão já completada, Gabriel estava nos boxes. Nesse momento, ocupada a 18ª colocação à frente de Kimi Antonelli da Mercedes e Aron. Seu tempo era 2s192 abaixo do britânico da McLaren.
Então, 32 minutos para a bandeira quadriculada, uma bandeira amarela, seguida por safety-car virtual, foi necessário. O motivo foi que Paul Aron teve problemas com a Sauber e precisou parar na área de escape.
Treino retomado na Hungria e Bortoleto já estava de volta ao traçado – neste momento, aparecia em 19º, mas vinha para melhorar sua volta agora com o composto macio.
Então, melhorando seu giro, o brasileiro se catapultou para a sexta colocação ao virar 1min17s652, a apenas 0s861 de Charles Leclerc, o novo líder do treino.
Entrando nos últimos dez minutos, Bortoleto vinha na 19ª, e penúltima, posição com tempo de 1min17s652 e a 1s6 do ponteiro da tabela. Poucos instantes depois, saiu do carro, indicando um problema.
Bandeira quadriculada, então, e apesar de ter andado bem no início, Gabriel completou o primeiro treino do GP da Hungria da F1 em 19º – sequer fez a simulação de corrida. A segunda sessão do dia acontece às 12h no horário de Brasília.
