Gabriel Bortoleto e Nico Hulkenberg formaram uma das duplas mais harmoniosas do grid da Fórmula 1 em 2025. O brasileiro, estreante na categoria, e o alemão, em sua 14ª temporada, vêm construindo uma relação de confiança mútua que, segundo o chefe da Sauber, Jonathan Wheatley, surgiu de forma espontânea.
Bortoleto adotou um processo de adaptação cauteloso ao seu primeiro ano na F1, colhendo resultados importantes na segunda metade da temporada. Já Hulkenberg, longe de se sentir pressionado pela boa fase do companheiro, tem elogiado o desempenho do brasileiro, a quem chamou de ‘uma máquina’ pela consistência demonstrada: “Ele consegue repetir boas atuações uma após a outra, como uma impressora”, afirmou o alemão.
Wheatley, brincou dizendo que ‘vai aproveitar enquanto dura’, ao ser questionado sobre a boa relação entre seus pilotos, e destacou que a amizade entre eles não foi algo incentivado pela equipe, mas sim fruto de uma confiança natural: “Você não pode obrigar as pessoas a serem amigas. Eles estabeleceram essa relação desde o início”, disse ele.

O dirigente também destacou a postura aberta de Bortoleto em aprender com todos ao redor, o que estimulou Hulkenberg a assumir uma postura de mentor: “Gabriel está sempre disposto a ouvir e melhorar seu desempenho. E Nico tem prazer genuíno em ajudá-lo”, completou.
Na classificação do campeonato, Hulkenberg ocupa a 10ª posição com 37 pontos, enquanto Bortoleto aparece em 16º com 18 pontos. A Sauber soma 55 pontos no campeonato de construtores, apenas sete atrás da Aston Martin, sexta colocada.
