Gabriel Bortoleto cruzou a linha de chegada na 12ª colocação na última corrida da temporada 2025 da Fórmula 1. Neste domingo (7) de GP de Abu Dhabi, o piloto acabou perdendo posições e ficou fora do top-10.
Para a última disputa do ano, o brasileiro conseguiu igualar sua melhor posição da temporada: a sétima colocação. O competidor largou da quarta fila do grid também na Hungria e em Monza.
Luzes apagadas em Yas Marina e nos metros iniciais, o titular da Sauber acabou perdendo uma colocação ao ser passado por Isack Hadjar, caindo para oitavo. Entretanto, pouco depois, conseguiu retomar a posição.
Sustentando o sétimo posto, o competidor vinha a caçada em cima de George Russell, estando a 0s6 do titular da Mercedes. Entretanto, pouco depois, o britânico passou Fernando Alonso, o novo alvo de Gabriel.
Oito voltas de 58 já completadas e Bortoleto vinha em uma diferença de 0s5 a 0s6 de Fernando, seu empresário fora da pista, mas adversário no traçado.

No 16º giro, então, Gabriel foi fazer sua primeira parada do GP de Abu Dhabi da F1. O competidor calçava o pneu médio e voltava de pneus duros novos em um pit-stop que foi bastante rápido com a Sauber, mas voltou em 15º para o traçado, mas logo passou Alonso e era 14º atrás de Nico Hülkenberg.
Com o passar das voltas, o brasileiro do carro #5 vinha escalando o pelotão e subindo posições. Com 25 voltas completadas, quase metade da corrida, estava em 11º a 0s6 de Alonso, o décimo.
Alguns giros mais tarde, então, o competidor conseguiu ultrapassar Kimi Antonelli, assumindo a décima colocação e voltando para a zona de pontos.
Esteban Ocon, então, chegou em Bortoleto. Os dois começaram, então, uma emocionante briga, com o francês passando, o brasileiro dando o troco, mas o titular da Haas conseguiu assumir o oitavo posto.
Gabriel começou a perder terreno na corrida, sendo ultrapassado por Oliver Bearman e estando na décima colocação, com Lewis Hamilton também se aproximando do competidor – passou na volta 44, mas Lance Stroll parou e caiu para 17º.
Na volta 47, a 11 para a bandeira quadriculada, Bortoleto conseguiu anotar sua volta mais rápida da prova ao fazer 1min29s366.
Cada vez mais próximo do encerramento do GP de Abu Dhabi da F1, e também da temporada 2025, Carlos Sainz começou a se aproximar cada vez mais de Gabriel, estando a menos de 1s do brasileiro.
Bortoleto, então, acabou passado por Stroll, caindo para a 11ª colocação e saindo da zona de pontuação.
Bandeira quadriculada e Gabriel terminou a prova em Yas Marina na 11ª colocação, mas o canadense da Aston Martin estava sob investigação por um lance com Sainz.
