F1: Bortoleto destaca 2025 como temporada de aprendizado antes do desafio na Audi

Gabriel Bortoleto está se preparando para sua última corrida de 2025, no que foi seu primeiro ano na Fórmula 1, e já planeja o futuro com a Audi, que assume integralmente a Sauber em 2026. Apesar das mudanças de regulamento e da chegada de novos carros, o brasileiro se sente confortável com a transição, considerando a experiência adquirida nas últimas três temporadas, onde ‘pulou’ de uma categoria para outra.

O piloto da Sauber apontou o GP da Hungria como o melhor momento de sua temporada de estreia na F1. Em Budapeste, ele conseguiu chegar ao Q3 na sessão de classificação e terminou a corrida na sexta posição, resultado que ele considera um reflexo de ritmo puro e boa gestão de pneus: “Não dá para esquecer Budapeste. Acho que foi, até agora, minha melhor corrida na temporada,” afirmou Bortoleto. Ele também destacou outras boas atuações, como os pontos conquistados na Áustria e as boas corridas em Monza e Spa.

Falando sobre a adaptação à F1, Bortoleto relembrou o início de sua trajetória: “No ano passado, no pós-temporada… eu basicamente não sabia nada,” disse ele, destacando o quanto aprendeu com os engenheiros e a evolução do seu feedback sobre o carro. A experiência adquirida em categorias anteriores como a F3 e F2, onde conquistou os títulos, tem sido fundamental para lidar com os desafios da Fórmula 1, mas o piloto brasileiro sabe que o próximo ano exigirá ainda mais de sua evolução.

Gabriel Bortoleto (BRA) Sauber.
Foto: XPB Images

Em 2026, Bortoleto e outros novatos da F1 terão o desafio de mostrar mais consistência, sem o ‘benefício’ de serem considerados estreantes, como ocorreu este ano. Apesar disso, ele não se mostra preocupado com as expectativas: “Não diria pressão, mas com a Audi chegando, com a responsabilidade de desenvolver um bom carro e um bom motor, com certeza teremos mais responsabilidades”, acrescentou.

Além disso, com a mudança de regulamento e carros para 2026, Bortoleto vê a situação como uma oportunidade única: “Já pilotei um carro novo na F1, fiz isso na F2 e F3 também. Acho que pilotar um carro novo na Fórmula 1, com um novo regulamento, é uma oportunidade incrível”. Para o brasileiro, essa mudança no regulamento será uma chance de aproveitar seu aprendizado recente e enfrentar o desafio de igual para igual com os veteranos.

Bortoleto está confiante e animado com o que está por vir, e 2026 promete ser um ano de grandes desafios, mas também de muitas oportunidades.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.