Gabriel Bortoleto terminou em 13º o treino livre único do GP da Bélgica da Fórmula 1. Na atividade desta sexta-feira (25), o competidor aproveitou os instantes finais para virar 1min43s262 e ficar dentro do top-15 da tabela de tempos
Neste final de semana, os competidores só teriam um treino livre para testar os carros e os ajustes. O motivo é que Spa-Francorchamps serve de palco para a terceira corrida Sprint do ano e, portanto, a segunda atividade já será a classificação da prova do sábado.
Então, cronômetro disparado e competidores liberados para a pista. E para o início da sessão, assim como a maior parte dos pilotos, o brasileiro optou por sair com pneus duros. Com seu primeiro giro rápido completado, se colocou na 15 colocação a 2s4 de Max Verstappen, o ponteiro.

Com 42 minutos de treino ainda restantes, Gabriel havia completado um total de oito voltas. Ocupando o 17º posto da tabela, seu tempo atual era de 1min46s514, 2s2 mais lento que Max, que havia saído da ponta, mas já retornou. Em comparação, Nico Hülkenberg era o 16º.
O titular da Sauber deu mais uma volta cronometrada e conseguiu subir um pouco ao virar 1min45s723, se colocando em 14º. Agora, estava três colocações acima de seu companheiro alemão.
Quando Gabriel vinha na pista, então, acabou atrapalhado por Lewis Hamilton. O brasileiro se estressou no rádio e falou “que porcaria está fazendo Hamilton? Ele está sempre no meio da pista”.
Já entrando na reta final da sessão, Bortoleto seguia na 17ª colocação com 19 voltas completadas e oito giros feitos com o pneus duro que usava no momento.
Então, em sua última volta rápida antes de zerar o cronômetro, o brasileiro da Sauber conseguiu dar um grande salto na tabela e se colocou na décima colocação ao virar 1min43s262 usando pneus macios – mas os pilotos à sua frente também melhoravam suas marcas e o piloto desceu um pouco.
Bandeira quadriculada e Bortoleto encerrou a sessão única de treino do GP da Bélgica da F1 com a 13ª colocação da tabela. O competidor ficou a 1s1 de Oscar Piastri, primeiro, e uma posição à frente de seu companheiro Hülkenberg.
