Gabriel Bortoleto reagiu à revelação feita por Max Verstappen, de que havia recomendado seu nome à Red Bull Racing antes mesmo de sua estreia na Fórmula 1. O tetracampeão afirmou no podcast Pelas Pistas, ao lado do próprio brasileiro, que alertou sua equipe para ‘ficar de olho no Gabi’ ainda antes de 2025.
Em Las Vegas, Bortoleto confirmou que já sabia da influência positiva de Verstappen, embora desconhecesse os detalhes: “É ótimo. Quero dizer, não é novidade de que tenho um relacionamento muito bom com ele. Max sempre me apoiou muito nas categorias de base, enquanto eu crescia, mas ele também sempre foi muito realista comigo”, disse ele.
O piloto da Sauber afirmou que jamais pediu favores ao holandês, mas recorreu a ele em momentos decisivos da carreira: “Pedi muitos conselhos para o meu futuro. As decisões que eu queria tomar, para onde ir, as oportunidades que eu tinha. Eu lhe perguntava: ‘O que você acha? Para onde devo ir, aqui ou ali?’, e ele me ajudava com isso”.

Bortoleto disse ainda que já sabia das conversas de Verstappen com a Red Bull, mas não sabia se, e quando o tetracampeão revelaria o episódio: “Quando ele falou isso no podcast, eu pensei: ‘Ah, tudo bem, isso é legal, ele voltou no tempo para fazer isso’,” acrescentou.
O brasileiro também citou o chefe da Sauber, Jonathan Wheatley: “Até Jonathan disse que, muitas vezes antes de me contratarem, Max disse a ele: ‘Fique de olho nesse cara, ele pode ser muito bom na Fórmula 1’. Não quero falar muito, deixe que ele (Verstappen) fale sobre isso, mas definitivamente, é muito legal da parte dele fazer isso”, encerrou Bortoleto.
