Gabriel Bortoleto garantiu presença no SQ2, mas terminou a classificação da sprint do GP do Catar na 13ª posição nesta sexta-feira (28), no Circuito de Lusail. O piloto da Sauber mostrou evolução ao longo do SQ1, mas não conseguiu repetir o desempenho na parte decisiva do treino, ficando de fora da terceira parte da atividade.
A classificação teve início com Bortoleto indo para a pista calçando pneus médios. Após as voltas de aquecimento, o brasileiro anotou 1min22s319, colocando-se na sétima colocação, com seis minutos ainda no relógio.
Na segunda tentativa, ele perdeu um pouco de tempo no setor 2 da pista, mas conseguiu evoluir para 1min21s754, subindo para o quarto lugar, a 0s468 de Oscar Piastri, que liderava o SQ1 faltando pouco menos de três minutos para o final.

Em sua terceira e última tentativa, Bortoleto marcou 1min21s623. Com o fim da primeira parte do classificatório, o brasileiro passou para o SQ2 na 12ª posição.
O SQ2 teve início e a Sauber colocou Gabriel na pista assim que o sinal foi liberado, novamente com pneus médios. Sua primeira tentativa ficou em 1min22s686. Depois, o brasileiro retornou aos boxes.
Ele voltou à pista com dois minutos ainda no relógio, para fazer sua segunda e última tentativa. Bortoleto perdeu alguns décimos no primeiro setor e fechou sua volta em 1min21s567, sendo eliminado na 13ª posição.
