Gabriel Bortoleto vai alinhar da sétima colocação no GP de Abu Dhabi, última etapa da temporada 2025 da Fórmula 1. Neste sábado (6), o brasileiro da Sauber conseguiu terminar o ano em alta e foi até o Q3 em Yas Marina.
Para a última sessão de classificação do campeonato 2025, as temperaturas estavam um pouco mais baixas em comparação com o TL3. No termômetro, a marca de 25ºC, enquanto o asfalto batia 30ºC.
Com o relógio rodando em Yas Marina, Bortoleto não demorou para deixar os boxes junto com Lanco Stroll, Pierre Gasly, Lewis Hamilton e Nico Hülkenberg.
Com o pneu macio, então, em sua primeira volta rápida, se colocou na segunda colocação a 0s191 do companheiro de Sauber, que vinha no topo da tabela de tempos.

Enquanto isso, o engenheiro de Bortoleto informou no rádio para o brasileiro para apertar um pouco mais na curva 6. Com cinco minutos para o fim o brasileiro era o 15º na zona de corte, com Esteban Ocon, o 16º, a apenas 0s012 do piloto da Sauber.
Após uma parada nos boxes, o titular brasileiro da Sauber estava mais uma vez no traçado e vinha para as últimas tentativas para tentar se manter nos 15 mais rápidos para o Q2.
Cronometro zerado e Bortoleto estava em 18º a 1s059 do primeiro colocado. O brasileiro vinha em sua volta rápida e saltou para a 14ª colocação e passando para o Q2, tirando Hamilton – Hulkenberg não conseguiu passar.
Ao final da primeira fase, Gabriel veio ao rádio conversar com seu engenheiro dizendo que precisa acertar um pouco mais na curva 7, na entrada da segunda maior reta.
Após de iniciada a segunda fase da classificação, quando Bortoleto completou sua volta com o pneu macio novo, o brasileiro se colocou na quarta colocação a 0s362, mas logo foi empurrado uma posição para baixo por Fernando Alonso, mas se mantendo bem.
Menos de um minuto e Bortoleto estava na oitava colocação a 0s362 do primeiro colocado e a medida que os tempos vinham sendo completados, vinha caindo. Entretanto, quando o próprio fechou seu giro, saltou para quarto a apenas 0s144.
Bandeira quadriculada e Bortoleto conseguiu mais um Q3 na temporada 2025 da F1. Ao final, comentou com o engenheiro ‘finalmente eu voltei’.
Relógio rodando e os últimos minutos da fase final da classificação começada. Assim como Verstappen e Norris, o brasileiro da Sauber também não demorou para deixar os boxes e começar as voltas de instalação com pneu macio usado.
Quando fechou seu giro, o brasileiro se colocou em segundo, mas aos poucos foi empurrado para baixo. O tempo anotado era de 1min23s214.
Dois minutos e meio para a bandeira quadriculada e após um período parado, o competidor estava de volta ao traçado usando pneu macio novo, tentando a sua última volta rápida.
Encerrada a classificação, igualando seu melhor grid em Monza e Hungria, sai em sétimo no GP de Abu Dhabi da F1.
