F1: Bortoleto acerta volta voadora e é 6º no TL3 do GP da Itália

Gabriel Bortoleto completou em sexto o último treino livre do GP da Itália da Fórmula 1. Na atividade realizada neste sábado (6), o brasileiro anotou 1min19s558 para ficar na parte de cima da tabela de tempos.

Para a sessão que abriu o dia em Monza, o tempo mais uma vez estava ensolarado e bastante quente. O termômetro marcava 25ºC enquanto o asfalto já chegava em 42ºC, com umidade na casa de 37%.

O relógio começou a rodar em Monza, mas as coisas começaram bastante lentas. Já havia se passado mais de cinco minutos e poucos pilotos estavam na pista, com Bortoleto sendo um daqueles que ficou parado.

Já havia se passado 12 minutos de sessão na Itália e Gabriel ainda não havia feito uma volta rápida. Na verdade, apenas Yuki Tsunoda, Franco Colapinto e Pierre Gasly haviam marcado tempo.

Só quando haviam 45 minutos restantes no relógio é que o titular da Sauber optou por deixar os boxes. Mas quando vinha em seu primeiro giro, o brasileiro acabou passando reto na primeira chicane, mas não teve qualquer dano no carro.

Gabriel Bortoleto (BRA) Sauber C45.
Foto: XPB Images

Concluindo sua primeira volta cronometrada em Monza, Bortoleto estava em 17º com o tempo de 1min22s146, mas ainda com bastante espaço para melhorar.

Nos giros seguintes, então, Bortoleto melhorou como o esperado. O competidor anotou 1min20s660 para se catapultar na nona colocação com o pneu médio a 0s620 de  Max Verstappen, o primeiro colocado.

Já entrada na segunda metade da sessão, Gabriel estava de volta aos boxes. Sem uma grande volta feita, aparecia na 14ª colocação, mas pela análise de seus setores, tinha potencial para se colocar dentro do top-10.

Então, quando retornou para a pista nos últimos 15 minutos e calçando os pneus macios, Bortoleto saltou para a parte de cima da tabela se colocando na terceira colocação ao virar 1min19s645. Na sequência, foi batido por Isack Hadjar em menos de 0s1.

Na sequência, o piloto do carro #5 conseguiu baixar ainda mais seu tempo e com o pneu macio aparecia na quinta colocação a 0s227 de Lando Norris, o ponteiro. Nesse momento, estava nos boxes e pediu para que a Sauber checasse seu assoalho.

Bandeira quadriculada e Gabriel Bortoleto ficou na sexta colocação final da sessão – Nico Hülkenberg foi 11º.

A classificação do GP da Itália acontece ainda neste sábado, 6, às 11h no horário de Brasília.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.