A Haas completou o primeiro shakedown do VF-26 antes da temporada 2026 da Fórmula 1, mas o dia não passou sem um susto para Oliver Bearman. No circuito de Fiorano, pista de testes da Ferrari, o britânico acabou rodando em baixa velocidade durante uma de suas voltas iniciais, mas conseguiu seguir normalmente.
O incidente, registrado em vídeo e publicado nas redes sociais, mostra Bearman perdendo a traseira em um trecho de baixa, sem encostar no muro ou causar danos aparentes ao carro. Diferentemente do que aconteceu com Arvid Lindblad em Imola durante o shakedown da Racing Bulls, o piloto da Haas retomou a marcha poucos segundos depois.
A atividade marcou a primeira vez que o VF-26 foi para a pista, mantendo a parceria técnica com a Ferrari no fornecimento de unidades de potência. Com isso, a Haas se torna a sétima equipe a estrear seu carro de 2026 antes do início dos testes privados em Barcelona, programados para começarem na segunda-feira.
Além da Haas, Audi já andou em Barcelona, Cadillac e Alpine estiveram em Silverstone, Racing Bulls usou Imola e a Ferrari inaugurou seu SF-26 também em Fiorano com Lewis Hamilton e Charles Leclerc. Apenas McLaren, Red Bull, Aston Martin e Williams ainda não levaram seus carros à pista.
A Williams, inclusive, pode ficar fora do teste espanhol por dificuldades em concluir a homologação exigida pela FIA, que inclui os testes de impacto. Caso não consiga finalizar o processo a tempo, a equipe deverá adiar seu primeiro contato real com a pista.
Os shakedowns são limitados em quilometragem e servem para verificar sistemas, integração do motor, refrigeração e eletrônica, sem foco em desempenho. O objetivo é detectar problemas antes dos treinos coletivos, nos quais as equipes passam a trabalhar confiabilidade e acertos aerodinâmicos.
O vídeo da rodada de Bearman pode ser visto no link abaixo:
