F1: Barcelona deve entrar em sistema de rodízio com Spa até 2032

O GP em Barcelona deve permanecer no calendário da Fórmula 1 até, pelo menos, 2032, passando a integrar um sistema de rodízio com o circuito de Spa-Francorchamps a partir de 2028. A informação indica que a alternância envolverá dois dos palcos mais tradicionais da categoria.

Dentro do planejamento atual, Spa-Francorchamps receberia a Fórmula 1 em 2029 e 2031, enquanto o Circuito de Barcelona-Catalunya sediaria as etapas de 2028, 2030 e 2032. A ideia segue uma estratégia já mencionada anteriormente pelo CEO da Fórmula 1, Stefano Domenicali, de promover rodízios entre alguns circuitos históricos.

O traçado catalão estreou na Fórmula 1 em 1991 e nunca saiu do calendário desde então. A edição do próximo ano marcará o 35º GP consecutivo disputado no circuito, reforçando sua longa ligação com a categoria.

A partir da próxima temporada, a Espanha contará com duas etapas no calendário. Além de Barcelona, Madri fará seu retorno oficial à Fórmula 1, encerrando um jejum que dura desde o último GP disputado no país, em Jarama, em 1981. Diferentemente de Barcelona, a capital espanhola já garantiu um contrato de longo prazo, válido de forma contínua até 2035, e assumindo o nome de GP da Espanha.

Max Verstappen (NLD) Red Bull Racing RB21 at the start of the race.
Foto: XPB Images

Embora o acordo envolvendo Barcelona ainda não tenha sido oficializado, a expectativa é de que o anúncio aconteça em breve, abrindo caminho para a implementação formal do sistema de rodízio.

Outro movimento recente no calendário e já confirmado, é o retorno do GP de Portugal. O circuito de Portimão, que recebeu a Fórmula 1 em 2020 e 2021 durante o período da pandemia, voltará à programação substituindo Zandvoort, que irá sediar seu último GP da Holanda na próxima temporada, enquanto Portimão tem um acordo inicial de dois anos, com provas previstas para 2027 e 2028, por enquanto.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.