F1: Audi protesta contra Mercedes, mas sabe que batalha está perdida

A Audi que faz sua estreia na Fórmula 1 este ano, depois de ter assumido integralmente a Sauber, tem enfrentado a dura realidade da disputa de motores na categoria. Embora a equipe tenha protestado publicamente contra o alegado ‘truque’ na unidade de potência da Mercedes (e também da Red Bull Powertrains-Ford), que envolve a manipulação da razão de compressão, os próprios membros da Audi admitem que tal protesto provavelmente não levará a nenhuma mudança significativa.

O time alemão, que se apresentou como uma das equipes mais ambiciosas da Fórmula 1, com a meta de se tornar campeã em breve e a mais bem-sucedida da história da categoria, já sabe que não vai conseguir atingir esse objetivo na temporada 2026. A desvantagem em relação à Mercedes, especialmente no que diz respeito ao motor, parece ser bastante clara.

A Audi afirma que a concorrente Mercedes, manipulou as brechas no regulamento de forma a obter uma vantagem competitiva, algo que, segundo a equipe, jamais teria sido a intenção da FIA ao criar as regras. No entanto, ninguém, nem mesmo a Audi, sabe exatamente como o motor da Mercedes funciona, o que torna difícil apontar se há algo realmente ilegal.

Logo Audi
Foto: Audi

Mesmo com as críticas, a Audi reconhece que é inútil protestar sem uma compreensão clara do que está sendo questionado. A F1 sempre foi um campo de inovação, onde equipes e pilotos buscam ultrapassar os limites do permitido. Quando isso acontece, a FIA intervém, mas até o momento, a organização não viu problemas com o motor da Mercedes nem da Red Bull.

A batalha da Audi parece perdida, mas ao protestar publicamente, a equipe busca mostrar aos patrocinadores, parceiros, fãs e até para a FIA, que está disposta a se manter firme em sua posição. A verdade é que, se a equipe conseguir desenvolver um motor competitivo que, por acaso, consiga igualar ou superar o desempenho da Mercedes, os protestos provavelmente cessarão rapidamente. Enquanto isso, os engenheiros da Audi continuam trabalhando para descobrir se podem copiar ou até melhorar o ‘truque’ usado pela Mercedes e Red Bull.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.