A Fórmula 1 passa por um momento de diversas mudanças dentro e fora de pista em 2026 e mais uma foi revelada. Segundo o portal The Race, neste ano o Safety Car verde da Aston Martin não estará nas pistas: a fabricante resolveu retirar seu Vantage S. Com Isso, apenas a Mercedes estará na pista com o Safety e o Medical Car.
A saída da Aston Martin encerra uma passagem que começou cercada de questionamentos técnicos: a montadora britânica passou a disponibilizar seus modelos Vantage verdes em 2021, com o F1 Edition. Na época, o veículo foi considerado lento por alguns pilotos. Em 2024, veio o Vantage S, que apresentou melhorias aerodinâmicas e de peso para ficar mais rápido. Ele rodou até o final da temporada 2025, sempre alternando com os modelos Mercedes.

Apesar dos avanços técnicos, não foi esclarecido o motivo da decisão da Aston Martin de encerrar sua participação como fornecedora do safety car da F1. A possibilidade de razões comerciais é considerada, mas a montadora britânica ainda não se pronunciou sobre o assunto.
Com isso, a Mercedes retoma de forma exclusiva um papel que já exerce há quase três décadas. Nos últimos anos, a montadora alemã tem utilizado o Mercedes-AMG GT Black Series como carro de segurança. O carro médico da categoria também seguirá sendo da fabricante alemã.
