F1: Aston Martin mira recuperação e bons resultados no GP do Azerbaijão

Após uma sequência de altos e baixos na fase europeia da temporada da Fórmula 1, a Aston Martin chega ao GP do Azerbaijão, em Baku com foco em consolidar sua evolução e buscar um resultado forte entre os dias 19 e 21 de setembro. A equipe britânica encara o circuito urbano como uma oportunidade estratégica para reagir após um desempenho abaixo do esperado em Monza.

Andy Cowell, chefe do time, falou sobre os desafios específicos da etapa, considerada imprevísivel: “Baku é um circuito completamente único e estamos ansiosos para voltar lá mais uma vez”, afirmou Cowell. “O Setor 1 parece um jogo de computador dos anos 80 com sua série de curvas de 90 graus, o Setor 2 passa pela parte histórica da cidade e é incrivelmente apertado, e o Setor 3 é totalmente rápido com a reta mais longa da F1, com os carros muitas vezes três lado a lado na chegada à Curva 1.”

Lance Stroll (CDN) Aston Martin F1 Team AMR25.
Foto: XPB Images

“Apesar das boas oportunidades de ultrapassagem na primeira curva, Baku ainda é um circuito de rua, então fazer um bom classificatório no sábado será fundamental”, afirmou ele. “Nosso desempenho tem sido sólido em várias sessões de classificação recentemente, mas o desempenho passado não é garantia de sucesso futuro. Otimizamos bem nessas sessões, executando nossos planos de corrida e uso de pneus com inteligência, e isso é algo que devemos buscar continuar neste fim de semana.”

Vindo de um resultado abaixo das expectativas no GP da Itália, a equipe britânica chega ao Azerbaijão com foco total em ajustes e evolução. Em Monza, Fernando Alonso abandonou e Lance Stroll foi apenas o 18° colocado. Cowell reconhece as falhas, mas destaca a postura da equipe em transformá-las em aprendizado.

“Apesar de mostrarmos um ritmo promissor, o resultado final em Monza da última vez foi decepcionante, mas nos tornaremos mais fortes ao entender isso. Os problemas são dolorosos, mas proporcionam oportunidades para aprender, e a disposição da equipe para fazê-lo tem sido excelente.”

A programação em Baku começa na sexta-feira (19) com duas sessões de treinos livres, às 5h30 e às 9h (horário de Brasília). No sábado (20), o TL3 abre o dia às 5h30, seguido da classificação às 9h. O parque fechado será estabelecido ao meio-dia. No domingo (21), a largada para as 51 voltas do GP do Azerbaijão acontece às 8h.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.