F1: Após nova reunião, FIA pode alterar medição da compressão de motores

A disputa em torno da taxa de compressão das novas unidades de potência da Fórmula 1, ganhou novos capítulos, com a possibilidade de mudança nas regras de medição, após uma reunião entre os fabricantes de motores e a FIA. Segundo a imprensa italiana, a FIA estaria prestes a alterar a forma de medir a taxa de compressão dos motores, que até agora é realizada em temperatura ambiente. A proposta é que a medição seja feita com os motores já aquecidos, o que pode impedir que o mecanismo polêmico utilizado por algumas equipes, mais especificamente, Mercedes e Red Bull Powertrains-Ford, continue a gerar vantagem no desempenho das unidades de potência.

De acordo com o portal autoracer.it, o Comitê Consultivo da Unidade de Potência (PUAC) se reuniu na última quinta-feira (05), e após debates, os fabricantes de motores chegaram a um consenso favorável à alteração do regulamento. A mudança seria uma resposta à alegação de que principalmente a Mercedes, mas também a Red Bull, teriam dominado a interpretação das regras, encontrando uma brecha que beneficiaria suas unidades de potência.

Esse suposto ‘truque’ envolve a medição da compressão quando o carro está parado e frio, em temperatura ambiente. Nesse cenário, o motor estaria dentro dos limites exigidos pela regulamentação, com uma compressão de 16:1. Porém, quando o carro vai para a pista e aquece o motor, a compressão pode chegar a 18:1, proporcionando uma vantagem de 10 a 15 cavalos de potência, o que se traduz em um ganho de até 0s3 por volta, dependendo do circuito.

FIA logo
Foto: XPB Images

O que surpreendeu a todos, foi a mudança de postura da Red Bull Racing, que inicialmente estava neutra nessa discussão, até por estar supostamente utilizando o mesmo ‘truque’, e passou a apoiar a proposta de Audi, Honda e Ferrari para modificar as regras.

Com a nova medição proposta, a Mercedes pode perder um de seus principais trunfos para a temporada de 2026, já que, em condições de temperatura elevada, sua unidade de potência poderia ser mais limitada. A mudança deve trazer um equilíbrio maior entre as equipes, favorecendo uma competição mais justa nas pistas.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.