F1: Apesar de tentativa de transparência pela FIA, Albon segue frustrado

Alexander Albon manifestou insatisfação com as atuais diretrizes de corrida na Fórmula 1, mesmo após a FIA ter divulgado publicamente, pela primeira vez, suas orientações e critérios de penalizações. O piloto da Williams elogiou a iniciativa de transparência, mas afirmou que o verdadeiro problema está no tipo de comportamento que essas regras incentivam na pista.

“Não gosto de como estamos correndo no momento”, afirmou Albon para a imprensa em Spielberg. Para ele, a dificuldade não está em compreender as normas, mas no fato de que elas acabam favorecendo atitudes agressivas e limitando opções para quem tenta evitar acidentes.

Albon citou o exemplo da primeira curva do GP da Espanha como reflexo desse cenário: “Se o outro carro te joga para fora e solta o pedal do freio, é verdade que aquela é a curva dele. Mas quando você já se comprometeu tão tarde na entrada, a única saída é ir para fora da pista e cortar caminho”, disse ele.

O tailandês-britânico também mencionou episódio semelhante no Canadá, onde se viu obrigado a evitar uma colisão com um carro que atacava por dentro: “Se eu viro o volante com o outro carro mergulhando e faço contato, e estou no limite da pista, ele leva a punição. Então estamos criando um esporte de contato com esse tipo de foco”, criticou. “Na verdade, sinto que tenho saído do caminho para evitar os acidentes, e mesmo assim fui penalizado.”

Alexander Albon (THA) Atlassian Williams Racing FW47.
Foto: XPB Images

Segundo Albon, os briefings com os pilotos abordam com frequência essas situações, e há um entendimento geral sobre as dificuldades de interpretação: “Não é que achamos que sabemos mais do que todos. Só queremos trabalhar com a FIA para esclarecer o que podemos ou não fazer”, acrescentou.

Diante desse cenário, Albon revelou que decidiu ajustar seu estilo de pilotagem para se adequar melhor às regras atuais, mesmo que isso possa aumentar a frequência de contatos em disputa por posições: “É nossa responsabilidade tirar o melhor proveito das regras. Talvez isso signifique mais toques, o que eu preferia evitar, mas parece fazer parte do jogo agora”, completou.

O piloto da Williams tem 42 pontos no momento em uma temporada bastante sólida, formando uma dupla eficiente com Carlos Sainz. Juntos, eles colocaram a equipe na quinta posição no campeonato de construtores, com 55 pontos. Após abandonar no Canadá, Albon espera reencontrar bons resultados neste próximo final de semana na Áustria.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.