F1 anuncia volta de Portugal ao calendário a partir de 2027

Portugal está de volta ao calendário da Fórmula 1. Nesta terça-feira (16), a categoria máxima do esporte a motor mundial anunciou um acordo válido por dois anos a partir de 2027 para a realização de GPs no Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão. Desta forma, o país retornará a receber a categoria após seis anos.

F1 anuncia volta de Portugal ao calendário a partir de 2027
Foto: Pirelli

Portimão recebeu a F1 nas temporadas de 2020 e 2021, durante o período da pandemia. A pista portuguesa, apesar de ter curta história na categoria, recebeu um momento histórico: foi lá que Lewis Hamilton superou o número de vitórias de Michael Schumacher, em 2021. O inglês, hoje na Ferrari, também venceu em 2020.

“Estou muito feliz por ver Portimão regressar ao calendário da F1 e por este esporte seguir despertando a paixão dos nossos fãs portugueses. O circuito proporciona emoção desde a primeira curva até à bandeira quadriculada, e a sua energia deixa os fãs de pé”, disse Stefano Domenicali, presidente e CEO da F1.

“O interesse e a procura para receber um Grande Prêmio de F1 nunca foram tão elevados, pelo que gostaria de agradecer ao Primeiro Ministro, Luís Montenegro, ao Ministro da Economia e Coesão Territorial de Portugal, Manuel Castro Almeida, ao Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Pedro Machado, ao Presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade, ao Presidente da Direção Regional do Turismo do Algarve, André Gomes, e ao CEO e Presidente do Circuito Internacional do Algarve, Jaime Costa, pelo apoio para trazer a F1 de volta a Portugal. Estou ansioso por trabalhar novamente em conjunto para garantir que Portimão retorne ao calendário em grande estilo”, completa Domenicali.

“Portugal está de volta ao mapa da F1. O Grande Prêmio de Portugal de F1 terá um impacto direto na atividade econômica, gerando oportunidades em toda a cadeia econômica, projetando o país como um destino competitivo e confiável”, disse Manuel Castro Almeida, Ministro da Economia e Coesão Territorial de Portugal.

“A realização do Grande Prêmio no Algarve reforça a nossa estratégia de desenvolvimento regional, valorizando os territórios e criando oportunidades para as economias locais. Este será um evento que, além de ser uma fonte de prestígio para o nosso país, irá valorizar a imagem de Portugal em todo o mundo”, completa Almeida.

“Estamos muito felizes por receber novamente a F1 em Portugal e no Autódromo Internacional do Algarve. O Grande Prêmio de Portugal irá mostrar a excelência do nosso circuito e a paixão dos nossos fãs, dando um forte impulso ao nosso turismo, à nossa região e à nossa comunidade”, comenta Jaime Costa, CEO do Autódromo Internacional do Algarve.

“Esta conquista só foi possível graças ao apoio contínuo – desde o início – do Governo português. O traçado único em forma de “montanha-russa” de Portimão irá desafiar os melhores pilotos do mundo e criar um espetáculo que os fãs irão adorar. Estamos ansiosos por criar momentos inesquecíveis e estabelecer novos padrões de excelência dentro e fora da pista”, completa Costa.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.