Kimi Antonelli foi um dos destaques deste domingo (9) ao conquistar o segundo lugar no GP de São Paulo, garantindo o melhor resultado da sua carreira na Fórmula 1. O jovem da Mercedes, que já havia subido ao pódio no Canadá com um terceiro lugar, consolidou seu segundo pódio da temporada em uma corrida marcada por incidentes e diferentes estratégias de pneus.
Antonelli largou na primeira fila e manteve um ritmo competitivo durante toda a prova. Mesmo sofrendo um toque de Oscar Piastri, da McLaren, o italiano conseguiu se recuperar e resistir à pressão de Max Verstappen, da Red Bull, nas voltas finais, cruzando a linha de chegada na segunda posição no Autódromo de Interlagos.
“No geral, fizemos um grande trabalho como equipe neste final de semana. Não tínhamos o carro mais rápido aqui, então acho que maximizamos absolutamente cada sessão e resultado, com o segundo lugar em ambas as sessões de classificação, no Sprint e na corrida de hoje. Ainda há muitas coisas que estou aprendendo e melhorando, mas isso me dá boa confiança para as três últimas corridas da temporada”, afirmou o piloto após o pódio.

Antonelli também comentou o toque com Piastri, que acabou tirando Charles Leclerc da corrida: “Tive um reinício ruim após o Safety Car. Fiquei com Charles e Oscar dos dois lados; pisei no freio tarde e estava deixando espaço para a Ferrari, além de não fechar o interior da curva muito bruscamente para a McLaren. Infelizmente, três carros em uma curva sempre será difícil. Oscar travou as rodas e, antes que eu percebesse, houve contato e fui empurrado contra Charles. Foi uma pena que isso tenha terminado a corrida da Ferrari, mas isso faz parte do automobilismo às vezes.”
O resultado mantém a Mercedes na vice-liderança do Campeonato de Construtores, agora com 32 pontos de vantagem sobre a Red Bull e quatro à frente da Ferrari. Segundo o chefe da equipe, Toto Wolff, o desempenho de Antonelli foi essencial: “Foi bom ver Kimi segurar Max no final. Ele fez isso com um pneu muito mais velho e mais duro; Max teve um grande ritmo hoje, então essa não foi uma tarefa fácil.”
O diretor de engenharia de pista, Andrew Shovlin, também elogiou o desempenho do italiano. “Foi ótimo ver Kimi conseguir seu primeiro segundo lugar na F1. Apesar do forte impacto no reinício, ele manteve a calma e entregou um resultado muito satisfatório para a equipe.”
A F1 prossegue daqui dois domingos com a disputa do GP de Las Vegas, marcado para o dia 23 de novembro.
