F1: Antonelli aposta em adaptação rápida dos pilotos jovens na nova era de regulamentos

Kimi Antonelli, piloto da Mercedes, acredita que a nova era da Fórmula 1, marcada pela reforma dos regulamentos para 2026, pode trazer oportunidades para os pilotos mais jovens, permitindo que se adaptem rapidamente à complexidade dos carros e da gestão de energia, características que ele compara a um ‘xadrez de velocidade’. O italiano inicia sua segunda temporada na F1 em 2026, após um impressionante sétimo lugar no seu ano de estreia.

A mudança para os novos carros com unidades de potência renovadas, chassi mais estreitos e aerodinâmica ativa, representa um grande desafio, mas Antonelli vê isso como uma vantagem para aqueles que, como ele, já estão acostumados a lidar com diferentes carros a cada ano nas categorias de base: “Para todos os novatos que entraram na F1 no ano passado, acho que começar com um carro novo este ano é bom, porque já estamos acostumados a pilotar um carro diferente a cada temporada nas fórmulas de base”, disse ele.

O jovem piloto também destaca o aspecto estratégico que o novo regulamento exige dos pilotos, especialmente no que diz respeito à gestão da energia: “Você tem que entrar na temporada com a mente aberta e ser muito criativo, porque você pode jogar muito com a energia, especialmente quando está lutando contra outros carros”, afirmou. Ele descreve o processo de ultrapassagem e defesa de posições como um jogo de xadrez em alta velocidade, onde é preciso estar sempre dois passos à frente dos rivais para tomar decisões rápidas e forçar o adversário a cometer erros.

Kimi Antonelli
Foto: Steve Etherington

Antonelli reconhece que, embora os novatos tenham uma vantagem em termos de adaptação rápida, os pilotos experientes também têm o conhecimento necessário para entender o novo cenário rapidamente. Contudo, ele acredita que o aspecto criativo e estratégico da gestão de energia será crucial para o sucesso na nova fase da Fórmula 1.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.