A partir da temporada 2026 da Fórmula 1, as equipes da categoria terão uma nova obrigação regulatória imposta pelo recente acordo do novo Pacto de Concórdia. De acordo com a nova seção A do regulamento, que foi oficialmente anunciada na última sexta-feira (12), todas as equipes deverão exibir o logo da FIA de forma destacada em seus carros. O Artigo A2.3.4 das disposições gerais exige que o logo da FIA seja visível, com a altura mínima de 75mm, e deve ser colocado no topo do bico do carro ou em ambos os lados, visível a partir da lateral do veículo.
Outra importante alteração se refere aos testes de pré-temporada. A partir de 2027, será retomado o formato de uma única sessão de testes para as equipes, substituindo o triplo teste que costuma ocorrer entre janeiro e fevereiro nos circuitos de Barcelona e Bahrein. A decisão foi confirmada durante a última reunião do Conselho Mundial do Motorsport (WMSC) de 2025.
Essas mudanças fazem parte do novo Pacto de Concórdia, que entra em vigor em 2026 e vai até 2030. Esse acordo define as bases financeiras e regulamentares da F1, e com ele, entram em vigor novas normas técnicas, marcando uma revolução na forma como os carros serão projetados. A temporada de 2026 será especialmente importante, pois marca o início de uma nova era, com a introdução de novos regulamentos técnicos e o fim da geração atual dos carros com efeito solo.

Além disso, as equipes terão mais oportunidades de acumular quilometragem com os novos carros, algo que será essencial para que se adaptem ao grande conjunto de mudanças técnicas que está por vir. Essas modificações são esperadas para tornar a Fórmula 1 ainda mais competitiva e equilibrada, com um foco na eficiência e no desenvolvimento de carros mais desafiadores para as equipes.
