O segundo treino livre do GP de Abu Dhabi de Fórmula 1, foi desafiador para a equipe Alpine, com Pierre Gasly e Franco Colapinto enfrentando dificuldades no desempenho de seus carros. Gasly terminou a sessão em 20º lugar, frustrado com a falta de consistência no equilíbrio do carro: “Foi um TL2 difícil para nós hoje. Vamos precisar encontrar muito mais desempenho se quisermos disputar o top 10 amanhã. Acho que temos algumas evidências para explicar onde estamos falhando e estou confiante de que podemos melhorar para amanhã”, afirmou Gasly. O francês ainda ressaltou que a equipe precisa entender os pontos onde o desempenho não correspondeu às expectativas, especialmente em relação à aderência dos pneus e à consistência do equilíbrio.
Franco Colapinto, por sua vez, terminou o TL1 em 10º e o TL2 em 19º: “Hoje não foi o dia mais fácil. Foi complicado entender completamente o que aconteceu, pois parecia que demos um passo atrás da sessão da tarde para a da noite”, afirmou. Embora tenha começado bem o dia, com uma boa sensação no carro, a segunda sessão foi mais difícil: “Precisamos entender por que isso aconteceu e como podemos melhorar para a sessão de classificação”, encerrou o piloto argentino, que se mostrou otimista quanto à capacidade da equipe de evoluir ao longo do final de semana, como já fez em etapas anteriores.

Paul Aron, que participou do TL1 no lugar de Gasly, obteve o 13º lugar e destacou o trabalho do time: “Sou muito grato ao time pelas participações em sessões de TL1 este ano. Hoje foi mais uma sessão bem-sucedida, em que conseguimos completar todo o plano de corrida e trabalhar em alguns bons itens de montagem”, disse Aron. O piloto, que já fez vários treinos com a equipe, destacou que, apesar dos desafios, ficou satisfeito com o ritmo e a evolução durante a sessão, embora tenha identificado áreas para melhorar, especialmente na performance com pneus macios.
Com o foco em otimizar o desempenho para a sessão de classificação no sábado e o GP no domingo, a Alpine segue analisando os dados e buscando ajustes que possam garantir um fim de semana mais positivo em Abu Dhabi.
