A Alpine encerrou a sexta-feira de treinos livres para o GP do Azerbaijão de Fórmula 1, com trabalho intenso de análise e ajustes nos carros, visando melhorar o desempenho para a sessão de classificação no sábado.
Pierre Gasly, que terminou em 20º na primeira sessão e 16º na segunda, comentou sobre as particularidades do circuito de Baku: “Esta é definitivamente uma daquelas pistas que exigem atenção desde a primeira volta. É preciso ter paciência e aumentar a velocidade e confiança aos poucos, especialmente nas primeiras voltas, quando a pista não está em sua melhor condição. Ainda assim, é muito empolgante pilotar em alta velocidade. Não é uma pista fácil para nós e sabíamos disso antes do final de semana. Sabemos o que precisamos trabalhar e vamos tentar otimizar o que temos em mãos. Hoje testamos diferentes set-ups e níveis de asa para ver qual direção seguir. Acho que encontramos os pontos a trabalhar e vamos buscar melhorias no TL3 antes da sessão de classificação”, afirmou o francês.

Franco Colapinto, que registrou apenas 19º e 20º nos treinos de hoje, destacou o prazer em pilotar em Baku, apesar dos desafios: “Foi bom voltar à pista hoje, que me traz boas lembranças do ano passado. O circuito dá uma boa sensação ao volante e, como em outras pistas de rua, é preciso construir ritmo e não arriscar demais na sexta-feira. Fizemos voltas limpas e temos muitos dados para analisar esta noite, para estarmos preparados para a sessão de classificação, que será o foco para atingir o pico na hora certa. Foi complicado hoje, com algumas interrupções e bandeiras amarelas, e ainda temos trabalho para encontrar mais desempenho. Houve diferenças interessantes na estratégia de pneus para volta única, então vamos ver como tudo se desenrola amanhã”, finalizou.
