A Alpine terminou a temporada 2025 de Fórmula 1 com uma nota amarga, após mais um final de semana complicado no GP de Abu Dhabi. Pierre Gasly terminou a corrida na 19ª posição, enquanto Franco Colapinto ficou em 20º, ambos com dificuldades para encontrar ritmo ao longo do fim de semana. Gasly, no entanto, procurou destacar os aspectos positivos da temporada, apesar dos desafios enfrentados pela equipe.
“Não foi uma grande corrida para terminar a temporada e realmente não há muito a dizer, exceto que tentamos o nosso melhor, mas o nosso ritmo não foi suficiente para realmente desafiar”, disse Gasly. O piloto francês, refletindo sobre o ano como um todo, elogiou a forma como a equipe lidou com um ano difícil, no qual não foi competitiva o suficiente. “Eu fiquei realmente impressionado com a forma como a equipe lidou com um ano complicado, onde não fomos competitivos. Apesar dos desafios, todos deram o seu melhor e demonstraram uma grande mentalidade, o que podemos levar para o ano que vem”, disse ele.
Gasly também se mostrou otimista com o projeto para 2026, destacando a importância de começar uma nova temporada com um ‘novo começo’: “Temos muita fé no projeto de 2026 e estou definitivamente ansioso por uma nova temporada, um novo começo para todos”, afirmou.
Colapinto compartilhou sentimentos semelhantes sobre a temporada difícil, destacando que o final do ano foi complicado, mas agradecendo ao time pelo esforço contínuo: “Foi uma corrida longa e difícil, e, no final das contas, faltou ritmo durante todo o fim de semana. Foi um final de ano complicado, mas todos continuaram pressionando até o fim. Foi um ano que gostaríamos de deixar para trás, mas aprendemos e voltaremos mais fortes”, acrescentou.

Flavio Briatore, consultor executivo da Alpine, também refletiu sobre os desafios do ano. Ele reconheceu que o desempenho do carro foi insuficiente para competir em alto nível e elogiou o esforço de todos dentro da equipe: “O resultado de hoje provavelmente resume a nossa temporada, onde o carro não foi competitivo o suficiente. Foi uma temporada longa e, muitas vezes, difícil para todos na equipe. Todos estão ansiosos e motivados para deixar este ano para trás e prontos para trabalhar incansavelmente para fazer a próxima temporada mais bem-sucedida”, concluiu Briatore. O chefe da Alpine também parabenizou a McLaren e Lando Norris pela conquista do título, destacando o nível extraordinário da equipe inglesa neste ano.
Com a temporada de 2025 chegando ao fim, a Alpine se prepara para focar em 2026, com a esperança de um desempenho muito mais forte e competitivo no próximo ano, com os novos regulamentos da categoria, e com a equipe deixando os motores próprios (Renault) e passando a utilizar unidades de potência da Mercedes.
