Franco Colapinto expressou sua empolgação ao iniciar sua primeira pré-temporada na Fórmula 1 com um novo carro, destacando as grandes mudanças trazidas pelos novos regulamentos. O piloto argentino, que está se adaptando ao desafio de correr com um carro projetado para as novas regras, se mostrou otimista com o início dos testes em Barcelona.
“É uma boa sensação começar minha primeira pré-temporada com um carro novo. É muito diferente com os novos regulamentos, tantas mudanças grandes, e isso é muito emocionante para todos. A equipe fez um excelente trabalho preparando tudo para que o carro estivesse pronto para rodar no primeiro dia aqui em Barcelona”, disse Colapinto, se referindo ao trabalho intenso da equipe Alpine.
O piloto também ressaltou a importância de aprender e entender as novas características do carro: “Sempre há muito a aprender nesta fase do ano, com tantas coisas novas para entender. É bom ver tanto otimismo e positividade na garagem, todos colocando muito esforço no trabalho. Temos mais dois dias de testes aqui, e o foco é aumentar a quilometragem e completar mais voltas. Vamos nos concentrar no nosso trabalho, continuar com o esforço e manter a energia positiva para aproveitar ao máximo os testes nesta semana”, encerrou o argentino.

Steve Nielsen, diretor executivo da Alpine, também comentou sobre o desempenho da equipe no primeiro dia de testes, destacando o trabalho árduo para preparar o carro para esta semana: “Parabéns a toda a equipe, tanto na pista quanto na fábrica, por colocar o carro na pista quase imediatamente quando o sinal verde foi dado no final da primeira sessão. Isso é uma prova do trabalho árduo da equipe para nos colocar nesta posição e começar a rodar no momento disponível. Após o ‘dia de filmagem’ na semana passada em Silverstone com Pierre (Gasly), hoje foi a vez do Franco testar o carro”, comentou Nielsen.
Ele também falou sobre os desafios típicos de um primeiro dia de testes: “No final, foi um dia típico de testes, passando por vários programas e checagens de sistemas. Tivemos alguns pequenos problemas que nos atrasaram, mas são esperados com um carro completamente novo. O foco neste estágio é aprender e entender, sem pressa de acelerar demais. Hoje, decidimos limitar um pouco nosso tempo de pista para garantir que nossos sistemas e processos estivessem funcionando corretamente”, concluiu.
Nielsen finalizou dizendo que a equipe ainda tem dois dias de testes pela frente, e o objetivo será maximizar o tempo de pista, sempre considerando as condições climáticas e outros fatores. A Alpine segue focada em aprender e evoluir com o novo carro, à medida que se prepara para os desafios da temporada.
