O mercado de pilotos da F1 segue se movimentando a todo vapor. No início da manhã desta segunda-feira (3), a Alpine anunciou a saída de Esteban Ocon ao final da temporada 2024, quando se encerra o contrato do competidor.
A relação entre o francês e a equipe começou em 2020, quando o time ainda era a Renault. Nessas últimas temporadas, Estie, como também é chamado, conseguiu três pódios, sendo um deles sua primeira, e única vitória na categoria no GP da Hungria de 2021.
Sua melhor posição final em um campeonato foi em 2022, quando encerrou o ano na oitava colocação, um posto à frente de seu companheiro da época, Fernando Alonso. Naquela campanha, teve 16 top-10 em 22 corridas.
“Tem sido uma parte significante de minha vida correr nessa equipe na F1. Enquanto estive aqui por cinco anos como piloto em tempo integral, minha carreira profissional começou em Enstone quando ainda era adolescente, então, sempre terá um lugar especial para mim”, falou o piloto.
“Tivemos alguns ótimos momentos juntos, outros difíceis também, e certamente sou grato a todos na equipe por esses momentos memoráveis. Vou anunciar meus planos muito em breve, mas, por enquanto, meu foco total é entregar o melhor na pista por essa equipe e ter um restante de temporada de sucesso”, completou.
Já Bruno Famin, chefe do time, disse que “gostaríamos de agradecer primeiramente a Esteban por seu comprometimento com a equipe nos últimos cinco anos. Durante seu tempo, comemoramos alguns momentos fantásticos juntos, o melhor dos quais aconteceu no GP da Hungria de 2021 com uma vitória memorável.”
“Ainda temos 16 corridas para completar em 2024 juntos com um objetivo claro: continuar a trabalhar incansavelmente como uma equipe para buscar os melhores resultados na pista. Desejamos a Esteban o melhor para o próximo capítulo de sua carreira de piloto quando esse momento chegar”, encerrou.
A situação interna da Alpine não está em sua melhor fase. Na última etapa, no GP de Mônaco da F1, ainda na primeira volta, Ocon acertou Pierre Gasly, seu companheiro de equipe, e se viu obrigado a abandonar. O episódio causou comentários nada felizes de Pierre, além de rumores de que Esteban sequer participaria da corrida do Canadá como forma de punição.
Mais tarde na semana, Ocon veio através de suas redes reconhecer o erro em Monte Carlo, mas reforçando seu comprometimento com o time e profissionalismo como piloto.