A Alpine anunciou nesta sexta-feira (7) a renovação de contrato com Franco Colapinto para a temporada de 2026 da Fórmula 1. Com o novo acordo, revelado no primeiro dia de atividades do GP de São Paulo no Autódromo de Interlagos, a equipe francesa mantém sua atual dupla de pilotos para o próximo ano, já que Pierre Gasly já contava com vínculo para os próximos anos.

Colapinto estreou na F1 em 2024, no GP da Itália, defendendo a Williams, em substituição a Logan Sargeant. O argentino teve boa campanha nas nove etapas pelo time inglês, de onde saiu para dar lugar a Carlos Sainz. Neste ano, o piloto foi anunciado pela Alpine e se tornou titular a partir do GP da Emilia Romagna, ocupando a vaga de Jack Doohan, sem somar pontos desde então.
“Estou muito grato ao Flavio e a toda a equipe por acreditarem em mim para ajudar a impulsionar a equipe no futuro. Desde que fiz minha estreia na Fórmula 1, eu sabia que, dadas as circunstâncias, seria um grande desafio manter meu lugar neste esporte”, disse Colapinto.
“Tem sido um caminho longo e difícil, e estou muito orgulhoso pela oportunidade de pilotar com esta equipe novamente em 2026, ao lado de Pierre, que tem sido um ótimo companheiro de equipe e, sem dúvida, alguém com quem posso continuar aprendendo. Por fim, é muito especial e oportuno fazer este anúncio aqui no Brasil neste fim de semana. Estar tão perto de meu país natal, a Argentina, e de um evento que sinto como uma corrida em casa, onde recebo tanto apoio. Ter tantos fãs nesta jornada comigo e com a equipe é o motivo pelo qual corremos e, no próximo ano, quando deve haver uma reinicialização na Fórmula 1, esperamos poder dar a cada pessoa que torce por nós algo para realmente sorrir e comemorar”, completa o piloto.
Quem celebrou a permanência de Colapinto para a próxima temporada da F1 foi o chefe da Alpine, Flavio Briatore.
“Tenho acompanhado o progresso do Franco ao longo de sua trajetória na Fórmula 1 e sempre acreditei que ele tem as qualidades e o potencial necessários para ser um piloto de ponta, capaz de crescer junto com a equipe. Nossa decisão de continuar juntos até 2026 é uma clara demonstração do nosso compromisso e forte apoio ao Franco em seu desenvolvimento como piloto de corrida. Foi um ano difícil para toda a equipe, e não foi o cenário mais fácil para se ter um bom desempenho, mas tanto o Franco quanto o Pierre deram o seu melhor para ajudar a colocar a equipe na melhor posição possível para a próxima temporada. Com a dupla formada por Pierre e Franco, temos uma boa combinação de experiência, velocidade e talento que ajudará a impulsionar a equipe e, esperamos, dará aos nossos fãs algo para torcer e comemorar na próxima temporada”, comenta o dirigente.
Com o contrato renovado, Colapinto volta as atenções para as atividades em Interlagos. O GP de São Paulo será disputado neste domingo, a partir das 14h.
