F1: Alonso ironiza debate sobre limites de pista

Fernando Alonso voltou a se manifestar sobre a polêmica em torno dos limites de pista nas largadas da Fórmula 1, e fez isso de forma irônica. O piloto da Aston Martin afirmou que o problema só será resolvido se ele próprio cometer a infração.

O debate ganhou força após o GP do México, quando pilotos como Max Verstappen e Charles Leclerc cortaram a primeira curva, passando direto pelas curvas 1 e 2 antes de voltarem à pista na curva 3, ganhando várias posições no processo, sem serem penalizados por isso.

Alguns pilotos, como Liam Lawson, da Racing Bulls, defenderam o retorno das áreas de escape com caixas de brita, para evitar esse tipo de manobra nas largadas. Alonso, por sua vez, lembrou que essa discussão não é nova e citou o GP da Rússia de 2021, quando ele mesmo explorou a área de escape asfaltada de Sochi para chamar atenção ao tema.

Questionado sobre qual seria a solução ideal, o bicampeão de F1 respondeu com sarcasmo: “Fazer eu mesmo. Quando eu fiz em Sochi, tentei muitas vezes levantar o ponto: ‘Por que não fazemos a curva como em Baku ou em Mônaco, na Sainte Dévote, onde nunca há problema?’,” disse Alonso.

Fernando Alonso (ESP) Aston Martin F1 Team in Sprint qualifying parc ferme.
Foto: XPB Images

Ele recordou que, ao aproveitar o traçado alternativo em Sochi, conseguiu ganhar várias posições: “Todos cortavam a curva, então um ano eu simplesmente não freiei para a curva 1. Saí em terceiro lugar. E no ano seguinte, isso já não era mais permitido”, acrescentou.

Alonso ainda fez uma ‘previsão’ sobre quando acredita que a FIA mudará a regra novamente: “Então, será proibido em 2027, imagino. Porque se eu fizer em 2026, eles só vão mudar no México em 2027”, finalizou o espanhol rindo.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.