O bicampeão mundial Fernando Alonso comentou recentemente a temporada de 2007, quando guiava ao lado de Lewis Hamilton na McLaren. Em entrevista ao jornal AS, o espanhol afirmou que o McLaren MP4-22, carro da equipe naquela temporada da Fórmula 1, não favorecia seu estilo de pilotagem, chamando-o de “anti-Fernando”.
“Por exemplo, logo depois de ganhar meu segundo campeonato mundial, em 2007 eu tive um carro que era ‘anti-Fernando’”, declarou Alonso. “Os pneus eram Bridgestones, os mesmos usados na GP2 na época, então todos os pilotos que subiam da GP2 de repente tinham um desempenho muito forte, como o meu companheiro de equipe, Hamilton”, relembrou.

Apesar das dificuldades, Alonso reconhece que a adaptação é parte essencial do trabalho de um piloto. “Claro, provavelmente houve [carros que não se adequavam ao seu estilo], mas essa é uma desculpa que não ajuda em nada. Você tem que se adaptar, porque os carros mudam e as regras mudam”, disse.
O espanhol também comparou os desafios de 2007 com discussões atuais sobre a preparação dos pneus Pirelli. “Agora se fala muito sobre as voltas de preparação dos pneus Pirelli, mas mesmo naquela época havia uma maneira completamente diferente de aquecê-los, e era algo totalmente desconhecido. Eu sofri com isso por alguns anos, mas é assim mesmo”, concluiu.
