Após o GP da Hungria, Fernando Alonso afirmou que o brasileiro Gabriel Bortoleto está sendo subestimado no cenário da Fórmula 1 por não ser inglês. A declaração veio após a atuação do piloto da Sauber no GP da Hungria, onde ele finalizou na sexta colocação, o melhor resultado de sua carreira na categoria até o momento. Apesar do desempenho consistente, segundo o bicampeão da Aston Martin, Gabriel tem recebido menos atenção do que outros estreantes.
Após a prova, Alonso não poupou elogios ao brasileiro, afirmando que ele tem sido o melhor estreante do grid: “Ele é o melhor novato desta geração. Se fosse inglês ou algo assim e terminasse em sexto com uma Sauber, estaria na capa de todos os jornais”, disse o espanhol em entrevista à DAZN Espanha.

Apesar do carro limitado da Sauber, Bortoleto tem superado o experiente Nico Hülkenberg nos treinos classificatórios e mostrado evolução nas corridas. Seu desempenho o coloca como um dos destaques da temporada e tem sido bastante elogiado pela equipe. Na Hungria, Bortoleto comentou que a prova foi desafiadora mentalmente e elogiou o trabalho do time.
O resultado no Hungaroring fez Bortoleto alcançar a 17ª colocação no campeonato de pilotos, superando Yuki Tsunoda, companheiro de Max Verstappen na Red Bull. O brasileiro, que agora terá algumas semanas de descanso, já conquistou 14 pontos.
