F1: Alonso avalia aposentadoria e diz que decisão será “dia a dia”

Fernando Alonso comentou sobre seu futuro na Fórmula 1 e afirmou que tomará sua decisão “dia a dia”, de acordo com o desempenho da Aston Martin e as mudanças de regulamento para 2026. Aos 44 anos, o espanhol é o piloto mais velho do grid e não vence desde 2013.

A Aston Martin tem investido pesado para a nova fase da categoria, com a modernização da sede em Silverstone e a contratação do projetista Adrian Newey, ex-Red Bull. Além disso, a Honda entrará no projeto a partir do próximo ano, substituindo a Mercedes. Em entrevista ao jornal AS, Alonso disse que o sucesso da equipe em 2026 poderá definir sua aposentadoria:

Fernando Alonso (ESP) Aston Martin F1 Team AMR25.
Foto: XPB Images

“Se o carro for mal, há uma chance de eu ficar mais um ano para terminar com uma nota positiva. Se o carro for bem, 2026 provavelmente será meu último ano”, afirmou. “Sempre discutirei com Lawrence e a equipe quais são as necessidades deles. O time virá primeiro, eu em segundo. Não preciso correr para provar nada.”

“Agora é a hora de ajudar a equipe e me divertir. Isso é algo que terei que ver dia a dia no próximo ano”, afirma Alonso, que frequentemente é questionado por conta de sua idade e desempenho instável. Este ano, Alonso tem superado Lance Stroll nas classificações, mas aparece atrás do companheiro na tabela de pontos, prejudicado por episódios de azar.

Ainda assim, ele mantém a confiança: “Melhor do que nunca. Alguns dos desempenhos deste ano e do ano passado não teriam sido possíveis há 20 anos. Estou relaxado, feliz, me divertindo e confiante para o próximo ano”, afirmou.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.