F1: Alonso aposta em gerenciamento de energia como arma estratégica em 2026

Fernando Alonso acredita que a Fórmula 1 poderá abrir espaço para estratégias mais sofisticadas por parte dos pilotos em 2026, especialmente no uso da energia elétrica durante as disputas na pista. Com a chegada do novo regulamento técnico, as unidades de potência passarão por mudanças significativas, com maior protagonismo da parte elétrica em relação ao motor a combustão, ficando próximo de 50/50.

Segundo o piloto da Aston Martin, a forma de extrair desempenho do conjunto, será bastante diferente do que os pilotos estavam acostumados nos últimos anos. Ele destacou que, historicamente, sempre é possível explorar melhor as ferramentas disponíveis para se defender ou atacar em determinadas situações de corrida.

“Você sempre pode brincar um pouco com as ferramentas que tem nas mãos. Ultimamente, como os carros estavam mais difíceis de seguir, se você classificasse bem, conseguia manter outros carros atrás mesmo sem ter ritmo”, afirmou Alonso.

O espanhol disse que, em muitas ocasiões, a experiência acaba sendo determinante quando não há vantagem clara de performance: “Eu adoraria ter cinco segundos de margem, assim paro e não tenho ninguém atrás. Mas não consigo me afastar dos carros. Então você usa a experiência de formas diferentes, em curvas diferentes, para garantir que não seja ultrapassado”.

Fernando Alonso (ESP) Aston Martin F1 Team.
Foto: XPB Images

Alonso sugeriu que um cenário parecido pode se repetir em 2026, agora com foco na gestão e no momento certo de usar a energia elétrica disponível: “No próximo ano pode ser a mesma coisa com o uso da energia, que você pode aplicar aqui e ali e ter resultados inesperados”, acrescentou.

Mesmo assim, o bicampeão de Fórmula 1 deixou claro que não vê esse tipo de abordagem como algo satisfatório se o resultado final for apenas uma posição intermediária: “Mas você não pode se orgulhar de terminar em sétimo ou sexto usando o cérebro a 200%. Eu prefiro não usar o cérebro e vencer todas as corridas com vinte segundos de vantagem”, completou.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.