Alex Albon, piloto da Williams, fez uma comparação inusitada sobre o Circuito de Zandvoort, que será palco do GP da Holanda de Fórmula 1 no final de agosto. O britânico-tailandês se mostrou entusiasmado com o traçado, mas também reconheceu as dificuldades que ele impõe aos pilotos.
Em entrevista antes do GP da Hungria, Albon afirmou que adora Zandvoort, e descreveu o circuito como um dos mais desafiadores para a Fórmula 1: “É um daqueles circuitos onde um carro de F1 não deveria estar, mas o fato de eles permitirem isso é incrível”, afirmou.
Quando questionado sobre o que torna o circuito holandês tão único, Albon fez uma analogia curiosa: “Sinto que é um pouco como dirigir um carro em um supermercado, como se não houvesse espaço”. Ele explicou ainda que, embora o circuito seja estreito, as condições exigem habilidade dos pilotos: “Você pode andar muito rápido lá. É muito apertado, mas ao mesmo tempo, acho que isso o torna um circuito incrível para os pilotos. O clima sempre é interessante, o vento é bom para o kitesurf, menos divertido em um carro de corrida, mas torna tudo mais desafiador”.

Albon também mencionou que a Williams tem se saído bem no circuito holandês: “Por alguma razão, tendemos a gostar da pista, o que não faz muito sentido, mas aceitamos e vamos com tudo”, acrescentou.
Por fim, ele disse ficado surpreso ao saber que 2026 será o último ano em que o GP da Holanda será realizado em Zandvoort, perguntando: “Vai ser para sempre?” A temporada de 2025 será a penúltima edição da prova na atual configuração do circuito.
