Oscar Piastri confirmou que a McLaren fará “ajustes” nas “regras papaya” após admitir que algumas situações em 2025 causaram “dores de cabeça” que poderiam ter sido evitadas. As criticas ao posicionamento da equipe no ano passado vieram não só dos analistas, mas também do público da Fórmula 1.
O chefe da equipe, Andrea Stella, sempre afirmou que Piastri e Lando Norris seriam tratados de forma igual nos fins de semana de corrida. Porém, o australiano sentiu que nem sempre isso aconteceu e o maior exemplo foi no GP da Itália, quando Piastri teve que devolver uma posição a Norris após um erro da equipe no pit stop do britânico.

Depois, em Singapura, o piloto foi empurrado para fora do traçado por Norris ainda na primeira volta, mas a McLaren não interferiu. Outros incidentes na Inglaterra, Áustria e Hungria também geraram percepções de favorecimento a Norris, que consagrou-se campeão mundial. Em entrevista, Piastri afirmou que as regras internas “serão diferentes” nesta temporada:
“Para mim, como Andrea disse, racionalizar é uma decisão sábia. É apenas uma questão de como refinamos isso para manter apenas os aspectos positivos”, disse. “Alguns ajustes com certeza este ano, mas ainda queremos correr o máximo possível como equipe.”
Apesar das controvérsias, Piastri se disse confiante de que teve uma chance justa em 2025 e espera que isso continue. “Novamente, as coisas poderiam ter sido feitas melhor, mas isso faz parte da Fórmula 1. Você nunca vai acertar todas as decisões, e isso é parte da natureza única do esporte. Estamos trabalhando para melhorar e nos tornar mais fortes”, concluiu.
