F1: “Agora é o momento certo”, diz Marko sobre despedida da Red Bull

O consultor da Red Bull, Helmut Marko, confirmou nesta terça-feira (9), que está deixando a equipe da Fórmula 1, afirmando que este é o “momento certo” para se afastar. O austríaco integrou a estrutura do time por mais de duas décadas e desempenhou papel fundamental na carreira de pilotos como Max Verstappen e Sebastian Vettel, ambos tetracampeões mundiais.

Marko já havia sugerido que seu futuro na equipe era incerto após o GP de Abu Dhabi, última prova da temporada. Agora, ele oficializou a decisão de se desligar, destacando a importância do momento. “Estou envolvido no automobilismo há seis décadas agora, e os mais de 20 anos na Red Bull foram uma jornada extraordinária e extremamente bem-sucedida”, declarou o consultor. “Foi um período maravilhoso, que pude ajudar a moldar e compartilhar com tantas pessoas talentosas. Tudo o que construímos e conquistamos juntos me enche de orgulho.”

F1 2025, Fórmula 1, GP da China, Xangai
Foto: Red Bull Content Poll

Ele também comentou sobre o impacto emocional do fim da temporada: “Perder o campeonato mundial por pouco nesta temporada me comoveu profundamente e deixou claro para mim que agora é o momento certo, pessoalmente, para encerrar este capítulo muito longo, intenso e bem-sucedido. Desejo a toda a equipe sucesso contínuo e estou convencido de que eles lutarão por ambos os títulos mundiais novamente no próximo ano.”

Durante sua trajetória na Red Bull, Marko supervisionou o famoso programa júnior da equipe, conhecido por revelar novos talentos para a Fórmula 1, mas também por sua abordagem rigorosa quando os resultados não correspondiam às expectativas. Recentemente o programa revelou Isack Hadjar e apostou em Arvid Lindblad, que inicia na F1 em 2026.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.