Ex-piloto de F1: “Mentalidade diferente em Le Mans”

O ex-piloto da Haas F1, Kevin Magnussen faz sua estreia nas 24 Horas de Le Mans neste sábado, e fala sobre as diferenças de mentalidade entre a Fórmula 1 e as corridas de resistência.

Magnussen correu na F1 por seis anos e depois foi para os Estados Unidos. Em janeiro, o dinamarquês teve sua primeira experiência de 24 horas em Daytona. Este fim de semana ele corre junto com seu pai, Jan Magnussen em Le Mans. Magnussen falou sobre as principais diferenças entre a F1 e as corridas de resistência no que diz respeito à mentalidade do piloto.

“É só tentar andar rápido de qualquer maneira, mas acho que em uma corrida de 24 horas a mentalidade é diferente”, disse ele ao F1i.com. “Você tem que olhar mais para a frente da corrida. Em uma corrida de Fórmula 1, você está mais inclinado a arriscar no início, quando todos estão juntos, por exemplo.”

“Considerando que em uma corrida de 24 horas, isso não faz muito sentido. Ao longo de toda a corrida você entra em situações, digamos, com seis horas para o fim, e você sente que já fez uma longa corrida , você sente que está chegando ao fim e começa a lutar, e então se lembra, ainda faltam seis horas. Então, julgar quando realmente correr o risco contra os outros é uma coisa que eu diria que é diferente, como a mentalidade de competir com outras pessoas.”

Gerenciar o tráfego na F1 também é muito diferente do que durante as 24 horas. “E então você tem todo o gerenciamento de tráfego, quando você está em um protótipo pelo menos”, acrescentou o dinamarquês. “Os GTs também estão correndo e eles estão sendo ultrapassados o tempo todo. Mas acho que é uma área que é realmente interessante. Na Fórmula 1 você começa a corrida, e depois que a confusão da primeira volta é desfeita, você entra no ritmo. E muitas vezes você tem esse mesmo ritmo pela corrida toda.”

“Considerando que aqui, você está sempre nisso. Como mentalmente, você está tentando julgar a rapidez com que está se aproximando, se pode ultrapassar aqui ou esperar pela próxima curva, qual traçado usar e também usando o tráfego dos GTs para atacar ou defender dos outros protótipos. Essa parte eu realmente gosto, e para uma corrida de 24 horas, isso é mais intenso em muitos aspectos do que uma corrida de Fórmula 1, e corremos 24 horas. Então é muito legal”, disse Magnussen.

Pai e filho Magnussen largaram em 25º no grid, junto com o companheiro de equipe Anders Fjordbach ao volante do Oreca 07 Gibson da High Class.

 

 

Assine o clube de vantagens F1Mania+, aproveite os benefícios e ajude o site e suas plataformas a crescerem ainda mais. Acesse https://picpay.me/f1mania, busque por @f1mania no app PicPay ou clique aqui e saiba mais.

 

 

Siga-nos nas redes sociais:
YouTube
Twitter
Facebook
Instagram

 

Ouça nossos podcasts diários na sua plataforma favorita:
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon


Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.