Marcus Ericsson, piloto da Sauber, acredita que a Honda, parceira da Toro Rosso, fornecendo sua unidade de potência, merece mais crédito pelo progresso que fez em 2018. Tendo lutado desde o seu retorno à F1 com a McLaren, nesta temporada a Honda tem mostrado um progresso visível com a confiabilidade e velocidade da unidade de potência.
Falando à imprensa após o Grande Prêmio da Bélgica, Ericsson observou que a força da unidade de potência da Honda foi mostrada durante a corrida, em um circuito que é muito sensível à potência, no primeiro e no último setor.
“Eu estava usando o DRS para chegar em Gasly no começo do primeiro estágio, mas não consegui ultrapassá-lo. Eu não conseguia nem chegar perto dele com o DRS, então acho que isso mostra bastante o quanto a Honda deu grandes passos para frente”.
“Eu ainda acredito que a Mercedes e a Ferrari são as duas unidades de potência mais fortes, mas a Honda é muito mais forte do que ganha crédito por isso, eu acho. Isso foi a confirmação do que ocorreu quando eu estava correndo com eles. Como eu disse, não poderia ultrapassar Gasly mesmo com o DRS e Hartley poderia nos ultrapassar, então acho que isso é um fato.”
Ericsson entrou na briga com Brendon Hartley, da Toro Rosso, nos estágios finais do Grande Prêmio da Bélgica. O sueco disse que gostou da luta que durou desde a La Source até a Les Combes.
“Eu não esperava que ele conseguisse superar o DRS, mas a Honda é melhor do que muitas pessoas pensam”. Então eles não foram tão ruins. Mas era tudo sobre tentar pegar Gasly, mas nosso ritmo no segundo estágio era muito parecido”.
“Acho que no primeiro momento ficamos um pouco mais fortes, mas como eu disse, não foi forte o suficiente para ultrapassar e, no segundo, fomos muito parecidos, mantendo o mesmo intervalo de oito segundos durante todo o segundo estágio. Então não há muito a fazer”, finalizou Ericsson.