“Era um problema em potencial”, diz Newey sobre porpoising nos carros da F1

A Red Bull foi uma das primeiras equipes a controlar rapidamente os problemas com o porpoising do carro. Onde muitos ficaram surpresos com o problema, o designer Adrian Newey parecia já tê-lo levado em consideração.

Newey é um dos poucos que viveu a era anterior do efeito solo na F1. Em entrevista ao site ‘The Race’, ele explicou que foi realmente levado em consideração. “Sabíamos que era um problema em potencial”, disse ele.

Segundo o designer, o porpoising é um problema muito conhecido e que teve a possibilidade de surgir novamente em 2022. “Com esses novos regulamentos, você podia ver que era uma possibilidade, mas se eles o fariam e como você modelaria isso, era a principal dificuldade”.

Para resolver o problema ainda na pré-temporada, a Red Bull teve que ganhar experiência com as possíveis causas do problema e tentar levá-las em consideração. “Ao mesmo tempo, não encontramos uma maneira de modelá-lo adequadamente. Em princípio, você poderia fazê-lo no túnel de vento”, explicou Newey.

O projetista da equipe austríaca não quer entrar em detalhes de como resolveu o problema, mas dá uma pequena dica. Newey aponta que há mais de um fluxo de ar sob o piso e que é importante fazê-los trabalhar juntos.

 

 

 

Siga-nos nas redes sociais:
YouTube
Twitter
Facebook
Instagram

 

Ouça nossos podcasts diários na sua plataforma favorita:
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon


Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.