Entenda como funciona fim de semana da F1 Academy

A segunda temporada de vida da F1 Academy está prestes a começar. Neste final de semana, a categoria chega ao circuito de Jeddah, na Arábia Saudita, para disputar a primeira das sete etapas previstas do calendário de 2024.

Para este campeonato, a categoria feminina contou com importantes atualizações em seu formato. Por dividir as etapas com a F1 e, eventualmente, as demais categorias de base, precisou reduzir a quantidade de sessões e tempo de pista para as pilotas.

No ano passado, cada etapa contava com dois treinos livres, duas classificações e três corridas. Agora, a partir deste ano, será uma sessão de ensaio, uma classificação e duas corridas, diminuindo de 21 para 14 provas anuais.

E o formato do final de semana da F1 Academy se dá: no primeiro dia de atividades, normalmente sexta-feira, o cronograma abre com um treino livre de duração de 40 minutos. Ainda no mesmo dia, uma classificação de 30 minutos para definir os grid das duas corridas.

No dia seguinte, geralmente sábado acontece a corrida 1 e depois, no domingo, a segunda corrida. Cada uma delas tem 30 minutos totais.

Para a definição das posições de largada, o tempo mais rápido feito na classificação define o grid da corrida 1, enquanto a segunda melhor volta é válida para a corrida 2.

Para a primeira etapa, o GP da Arábia Saudita, as atividades começam na quinta-feira, 6 de maço, e terminam no sábado, dia 8, como exceção. A F1 também vai seguir esse sistema de calendário.