O piloto Lewis Hamilton parecia pronto para terminar atrás de Lando Norris no Grande Prêmio da Rússia até que a chuva começou na parte final da prova. A mudança crucial do campeão mundial para pneus intermediários, que no final permitiu vencer o GP, foi em parte devido à troca anterior de Valtteri Bottas e ao pit stop de Max Verstappen.
O engenheiro de pista da Mercedes, Andrew Shovlin, explicou o que aconteceu nos momentos anteriores do pit stop. “O mais importante era como você interpretava as previsões do tempo. Como você sabe, todas as equipes têm o mesmo radar de chuva. Víamos a chuva chegando e víamos que começaria com pouca luz. Depois disso, ficaria mais pesado e isso ao que reagimos”.
“De certa forma, nossa decisão foi ajudada pelo fato de que Valtteri estava saindo dos pontos e não tinha nada a perder, então ousamos mergulhar. Quando vimos como os pneus funcionavam em seu carro, seguimos rapidamente com Lewis. Não liderar a corrida tornou um pouco mais fácil tomar essa decisão”, disse Shovlin.
Hamilton também havia sido chamado pela Mercedes uma volta antes, mas esse pedido foi ignorado porque o britânico estava convencido de que os slicks ainda eram os melhores pneus. No entanto, quando Max Verstappen entrou para os intermediários, sua opinião mudou rapidamente.
“O ponto principal que queríamos deixar claro para ele era que Max havia parado. Quando isso aconteceu, Lewis tinha certeza de que queria fazer o mesmo. E mesmo que isso significasse Lando levando a vitória”, explicou Shovlin.
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon
