Edgar faz valer pole-position, domina de ponta a ponta e vence corrida 3 da F1 Academy em Austin

Jessica Edgar foi a última vencedora do ano da F1 Academy. Na terceira corrida do GP dos Estados Unidos deste domingo (22), a pilota conseguiu valer a pole, dominou de ponta a ponta e garantiu o primeiro triunfo na categoria feminina.

As competidoras estavam já alinhando no grid para a última corrida da temporada 2023. Assim como nas demais disputas, o céu estava claro e o sol começava a brilhar no Circuito das Américas, apesar de uma forte neblina recair sob o circuito.

Quem alinhou na pole-position para a corrida 3 do final de semana era Jessica Edgar, posição conquistada na classificação realizada ainda na sexta-feira. Fechando a primeira fila vinha Marta García, coroada a primeira campeã da história da F1 Academy.

Luzes apagadas e largada autorizada com Jessica não conseguindo fazer uma boa saída. Entretanto, mesmo não se desprendendo do pelotão, conseguiu manter a ponta enquanto Nerea Martí deu salto e saiu de terceira para a segunda.

Com dois postos ganhos, Amna al Qubaisi foi a competidora que mais conseguiu escalar terreno. Enquanto isso, mais atrás, perdendo trÊs colocações, Bianca Bustamante foi quem mais caiu.

Após a primeira volta, a ordem era Edgar em primeira, seguida por Martí, Garcia, Léna Bühler e Hamda al Qubaisi completando as cinco primeiras colocações.

No segundo giro, então, a direção de prova informou estar investigando Martí. O motivo é a suspeita de a espanhola ter queimado largada e, portanto, ter conseguido assumir o segundo posto.

Com o andar da corrida, Nerea conseguiu cortar significativamente seu atraso para a líder Edgar. A espanhola estava a apenas 0s5 da ponteira e, nesse momento, a direção também concluiu que a competidora não queimou largada.

No quarto giro, Abbi Pulling veio ao rádio reclamar dos limites de pista das adversárias. Instantes antes, foi possível ver que Chloe Chong acabou escapando da pista – para a punição, é preciso escapar três vezes da linha branca.

A ordem na pista com metade da corrida sendo completada era Edgar em primeira com 1s690 de vantagem para Martí, segunda. Garcia, Büler, Hamda, Pulling, Emely de Heus, Chong, Grant e Amna al Qubaisi completando as dez primeiras colocações.

Uma boa briga na pista era pela 13ª colocação. Cáceres e Megan Gilkes vinham trocando de colocações, tocando e colocando lado a lado, com Maite levando a melhor. As pilotas vinham dando troco a todo momento e, no final da briga, Gilkes saiu na frente e abriu 0s997 para a adversária.

Nas voltas finais, mais uma disputa pela a última posição da zona de pontos. Amna al Qubaisi precisou lidar com as investidar de Lola Lovinfose, que chegou a assumir o décimo posto momentâneo, mas a titular da MP conseguiu se manter em décima.

Quem também se juntou à disputa foi Bustamante, que deu o bote em cima de Lola e assumiu o 11º lugar. Acontece que quando estavam na briga, acabaram se tocando e rodando, provocando uma bandeira amarela localizada no setor 3.

Na penúltima volta, García encostou em Martí e começou a caçada para assumir a segunda colocação. As espanholas estavam separadas por apenas 0s323, com Nerea conseguindo se manter no posto, mas precisando lidar constantemente com a pressão.

Bandeira quadriculada e Edgar venceu sua primeira corrida da F1 Academy na temporada 2023, a nona diferente a triunfar, e seu terceiro pódio no ano. Martí e Garcia completaram o pódio do dia.